Conheça sintomas de inflamação do púbis, ou sinfisite púbica

0
557

A sinfisite púbica ou osteíte púbica, é uma inflamação que ocorre na sínfise do púbis (uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia) na região da origem dos músculos adutores da coxa (que movimentam as coxas para o centro do corpo). Ocorre logo na sua borda lateral e na inserção do músculo reto do abdómen, localizado na porção superior desta articulação.

Muito comum em jogadores de futebol e corredores, a lesão ocorre pelo desequilíbrio de força entre estes grupos musculares mencionados: os adutores tracionando a sínfise para o lado e o reto abdominal tracionando-a para cima. Quando um grupo muscular se encontra excessivamente mais forte do que o outro, a diferença de forças gera um desgaste local, seguido do processo inflamatório e, consequentemente, o quadro clínico já bem conhecido: dor à palpação da sínfise.

Também ocorre desconforto no momento em que o grupo muscular dos adutores e do reto abdominal são exigidos, além da incapacidade de desenvolver a atividade física sem dor. O tratamento é composto de medidas fisioterapeutas como analgesia e terapia com movimentos. Também são recomendados exercícios de fortalecimento muscular para o reequilíbrio da região e alongamento das estruturas envolvidas. Também podem ser utilizadas compressas de gelo.

O exame físico é muito característico e pode fechar o diagnóstico, mas a confirmação através de exames de imagem como a ressonância magnética também é utilizada. O tratamento conservador através de sessões de fisioterapia é longo e no caso de falha do mesmo, a opção cirúrgica pode ser considerada.

Deixar Resposta