Controle a perda de sódio no sangue

0
224

Hiponatremia ocorre quando o sódio não é reposto durante a atividade física prolongada

O sódio exerce um papel biológico importante no equilíbrio hídrico da água presente no nosso corpo.

Declínio da função cognitiva

Segundo um estudo os níveis muito baixos de sódio no sangue poderão estar associados a um declínio na função cognitiva em homens mais velhos saudáveis.

Num estudo conduzido por uma equipa de investigadores do Campus de Medicina Anschutz da Universidade do Colorado, EUA, foi detetado que o tratamento do nível muito baixo de sódio no sangue, conhecido como hiponatremia, poderá contribuir para travar o declínio cognitivo à medida que se envelhece.
A hiponatremia ocorre quando os níveis de sódio no sangue descem abaixo dos 135 milimoles por litro (mmol/L). Estudos anteriores demonstraram que os níveis baixos de sódio poderão estar associados a um aumento no risco de défices de atenção, problemas cardíacos, quedas, fraturas e morte prematura.
Para este estudo, a equipa analisou dados relativos a 5.435 homens saudáveis, com 65 anos de idade ou mais, e que foram seguidos durante uma média de 4,6 anos.
A equipa descobriu que os participantes cujos níveis de sódio se encontravam entre os 126-140 mmol/L apresentavam uma propensão 30% maior de terem sintomas de incapacidade cognitiva no início do estudo e 37% mais elevada de desenvolverem declínio cognitivo ao longo do tempo, em comparação com os homens cujos níveis de sódio estavam entre os 141 e142 mmol/L.
Curiosamente, os níveis elevados de sódio, ou seja, de 143-153 mmol/L, foram associados a um declínio cognitivo ao longo do tempo.

Exercício físico

Quanto à prática da atividade física, o sódio é libertado junto com o suor. Por isso, manter o seu nível regulado é fundamental para a saúde dos corredores. Em deficiência, o atleta pode sofrer de hiponatremia – baixa do sódio circulante no sangue.

A maior parte dos desportistas preocupa-se muito com a desidratação e esquece-se da importância do sódio para o funcionamento do organismo – e para a saúde durante a prática de uma atividade. Ao ingerir muita água, a concentração de sódio no sangue cai ainda mais.

Um dos casos mais conhecidos da hiponatremia aconteceu com a chegada da corredora suíça Gabrielle Andersen na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

Sintomas

A hiponatremia provoca alterações no sistema nervoso central – gerando problemas

como apatia, náusea, vómito, alterações de consciência e, até, convulsões.

Causas

O suor libertado durante a corrida ou outro exercício físico contém o sódio. As baixas

quantidades desse elemento no sangue são o problema.

Prevenção e tratamento

Com a hidratação, além de repor a água, o atleta precisa de regular os níveis de sódio no

sangue com bebidas isotónicas. Em atividades prolongadas (com mais de uma hora

de duração), o atleta precisa ingerir líquidos com de 0,5 a 0,7 g de sódio por litro.

Deixar Resposta