Dez alimentos ricos em gordura saudável

0
2354

Durante anos, a gordura esteve associada a uma alimentação não saudável. Mas o tempo passou e hoje, investigações mostram que além das gorduras más, existe também a chamada gordura saudável, conhecida como monoinsaturada e poli-insaturada. Ela ajuda no tratamento de doenças cardíacas, na redução do colesterol HDL e na prevenção de diabetes.

Eis dez alimentos ricos em gordura saudável:

1) Abacate

O abacate possui grandes quantidades de gordura monoinsaturada o que é surpreendente para um fruto, calcula-se um total de 77% de todo o seu conteúdo. O ácido oleico diminui o colesterol mau (HDL) e aumenta o bom colesterol.

A sua fibra natural supre quase metade das nossas necessidades diárias. A luteína presente retarda o envelhecimento natural das células e é um grande aliado da dieta já que quase não tem sódio.

2) Ovo

Um ovo tem 212 mg de gordura saudável, sendo ideal para controlar os níveis de colesterol no sangue. Além de servir como substituto de grandes refeições para quem quer perder peso.

Propriedades como vitaminas e minerais estão presentes em grande abundância no ovo. Também estão carregados de antioxidantes que promovem uma boa saúde.

3) Chocolate preto

Especialmente o chocolate com 70% cacau, é rico em gordura saudável, o que o torna um perfeito substituto para quem gosta de doces.

Os seus benefícios são suficientes até para o controle da pressão arterial. Estudos apontam para que pessoas que consomem chocolate, pelo menos cinco vezes na semana, tem menos hipóteses de morrer devido a uma doença cardíaca.

Já outros estudos mostram que o chocolate pode proteger a pele de problemas causados pelos raios ultravioletas.

4) Coco

O coco é extremamente versátil podendo ser usado em pratos doces ou salgados. Mas é interessante que este fruto também é uma das fontes de gordura saturada mais ricas do mundo, com altas quantidades de ácidos gordos de cadeia média.

Esse tipo de gordura é aproveitada de forma diferente pelo corpo, ela promove uma sensação de saciedade maior, o que inibe a fome por mais tempo.

O coco traz ainda benefícios para quem é portador da doença de Alzheimer, melhorando a memória de longo prazo.

5) Queijo

O queijo, da mesma forma que outros produtos lácteos, contém uma boa quantidade de gordura com a presença de ácidos gordos poderosos, capaz de tratar até a diabetes tipo 2.

Também possui grandes quantidades de proteínas, praticamente na mesma proporção do que um copo de leite. Além de vários nutrientes essenciais para o corpo como a vitamina B12, selénio, cálcio e fósforo.

6) Peixe

Peixes como o salmão, a sardinha e a truta estão classificados entre os peixes com maiores índices de ômega-3, gordura saudável para a saúde do coração e manutenção da mente. Ela também é responsável por prevenir doenças como a depressão, demência e problemas de memória.

Por ser rico em proteínas, ele torna-se ideal para quem faz exercício físico e deseja manter os músculos fortalecidos.

7) Azeite

Assim como o óleo de coco, o azeite contém os melhores tipos de gordura para o consumo. Ele possui vitaminas principalmente E e K e antioxidantes que previnem inflamações e a oxidação das células.

Esses antioxidantes também são capazes de proteger o LDL, o bom colesterol da oxidação.

8) Sementes de chia

A chia tornou-se conhecida pelas grandes quantidades de fibras presentes, que são capazes de melhorar todo o sistema digestivo.

Cerca de 28 gramas de chia, contém 9 gramas de gorduras entre as quais, o ômega-3 é um dos tipos principais. Outras vantagens em consumir a chia devem-se ao seu efeito anti-inflamatório e à presença de vários minerais.

9) Nozes

As nozes possuem ótimas origens de gorduras e fibras. As castanhas e as amêndoas principalmente, contém grandes quantidades de vitamina E e alguns minerais como o magnésio, responsável por mais de 300 reações biológicas no corpo.

Estudos comprovam que as nozes também são capazes de prevenir a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

10) Tofu

O tofu é um alimento que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da alimentação. Nele, encontramos gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Ele ganha destaque também por ser um tipo de proteína vegetal, sem adição de sódio e por suprir as nossas necessidades de cálcio.

Deixar Resposta