Dez medidas simples que podem ajudar o sangue a circular corretamente pelo organismo

0
346

Tem o hábito de usar roupas ou sapatos demasiado apertados? Cruza as pernas com frequência? Passa muito tempo sentado? Faz exercícios de forte impacto ou com muito peso? Se respondeu SIM a qualquer uma destas perguntas, saiba que a sua circulação sanguínea pode estar comprometida.

As pessoas não imaginam, mas em atividades de forte impacto ou com muito peso, a musculatura costuma ficar contraída por um elevado período e, com isso, o sangue fica parado numa região, fazendo um tipo de pressão e podendo provocar a dilatação permanente da veia.

Para entender a importância da circulação, é preciso entender o esquema: o sangue segue em direção ao coração por meio da contração da musculatura do corpo, que ocorre em redor de uma veia, exercendo pressão para que esse movimento aconteça. Durante o período de relaxamento dessa musculatura, é aberto espaço nessa veia para receber o sangue que será direcionado ao coração. Com isso, as válvulas não ficam sobrecarregadas e conseguem cumprir o seu percurso sem causar riscos à circulação sanguínea.

No entanto, os fatores citados no início deste texto podem fazer com que essas válvulas sofram um tipo de pressão e fiquem deformadas, comprometendo a função que impede o sangue de realizar o retorno. Por isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais.

Dez atitudes a ter

  1. Mexa-se.O sangue não consegue circular corretamente quando está com muitas impurezas. Por isso, é importante movimentar-se bastante para limpar a corrente sanguínea e ativar a digestão.
  2. Faça alongamentos.Esse tipo de atividade física é excelente para a ativação circulatória. A dica é apostar em movimentos que estendem as pernas. Apoie a cabeça num travesseiro e, com o auxílio de uma toalha, alongue as pernas para cima, estendendo-as. O movimento alivia as dores e o cansaço nas pernas.
  3. Aposte em frutas, legumes e verduras.Esses alimentos possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, além de ativarem a circulação.
  4. Caminhe.Esse tipo de exercício contribui para bombear o sangue, ajudando a ativar a circulação. Também é importante usar meias elásticas e manter as pernas elevadas durante alguns minutos ao longo do dia.
  5. Faça exercícios aquáticos – como a natação ou hidroginástica. Eles garantem excelentes resultados para a circulação sanguínea.
  6. Evite permanecer sentado durante períodos muito longos.Procure, em pequenos intervalos, levantar-se para ativar a circulação. Outra dica, é evitar ficar com as pernas cruzadas durante muito tempo. O ideal é estendê-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés.
  7. Pedale.Andar de bicicleta também é um ótimo exercício para ativar os movimentos musculares, melhorando a circulação sanguínea.
  8. Não use meias ou sapatos apertados. Aposte em roupas e acessórios confortáveis que não comprimam alguma região do corpo.
  9. Fique longe dos cigarros e bebidas alcoólicas.Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. E o fumo pode contrair os vasos capilares das pernas e dos pés.
  10. Aposte num banho estimulante.Pode adicionar à água, uma boa quantidade de vinagre de sidra. O produto ajuda a estimular a circulação sanguínea.

Deixar Resposta