Dicas para se iniciar no Trail Run

0
4413

O Trail Run tem como principal característica, o terreno totalmente “irregular” e as corridas podem ser feitas em trilhos, estradas com pedras soltas, estradas de terra batida, montanhas, rios, subidas íngremes e descidas alucinantes, entre outras dificuldades.

Mesmo com todas estas adversidades, esta modalidade é cada vez mais escolhida pelos atletas populares que querem fugir do asfalto e experimentar novas sensações.

 O que precisa saber para se iniciar nos trails

Um atleta que queira iniciar-se nesta modalidade, tem que passar inicialmente por uma fase de adaptação do terreno. Eis então algumas dicas:

  • Converse com o seu treinador  ou com alguém já experiente em trails e programe os seus treinos, mesclando o asfalto e estradas de terra batida para esta adaptação.
  • Comece correndo devagar e sentindo toda essa diferença do terreno, a adaptação começa aos poucos. Ao final dos primeiros treinos, irá notar que essa modalidade exige um pouco mais do nosso corpo.
  • Tenha cuidado em se atirar de corpo e alma para um trilho que não conheça muito bem.
  • Procure evitar correr sozinho neste tipo de modalidade. Tente convidar algum amigo para treinar consigo ou procure levar o telemóvel. Caso aconteça algo que não esteja programado, pode comunicar e pedir ajuda.  (Segurança em primeiro lugar)
  • E por último, não atire nada na natureza (lixo é no lixo) aproveite ao máximo os lugares por onde vai passar, a natureza renova-se a cada dia.

 Para andar nos trails, é necessário equipamentos especiais?

Depende do quanto quer investir, todo o desporto tem equipamentos próprios para modalidade e o Trail Run não é diferente.

Eis alguns exemplos:

Sapatos adequados para a modalidade: os sapatos de Trail Run têm uma característica diferente dos sapatos de estrada. Observe a foto abaixo e veja a diferença.

tenis-de-corrida-na-trilhaConseguiu reparar na diferença? O sapato para a corrida em trail é mais reforçado e possui uma sola com mais cravos para aderência ao piso, pedras ou lama.

 

 

  • Mochilas ou cintos de hidratação: Por ser uma modalidade que tem um esforço além do normal, convém recorrer a esse equipamento. A hidratação é sempre importante durante uma corrida.
  •  Relógios com GPS. Eles têm várias opções e métricas para serem usadas em benefício próprio. Porém, não são equipamentos de uso obrigatório. Pode-se treinar e ir a provas sem o uso do mesmo.

 

 

 

Deixar Resposta