Vão decorrer entre 15 e 20 deste mês, durante o Mundial de Eugene, as eleições para a Comissão Mundial de Atletas. Concorrem 12 atletas para seis vagas disponíveis.
Para se poderem candidatar, os atletas devem ter participado em pelo menos numa das duas últimas edições do Campeonato Mundial ou dos Jogos Olímpicos, ou ser um competidor do Mundial deste ano.
São candidatos, a ucraniana Anna Ryzhykova, medalhada de bronze nos JO de Londres 2012; a ugandesa Halimah Nakaayi, campeã mundial dos 800 m; a búlgara Ivet Lalova-Collio, campeã europeia dos 100 m em 2012; o turco Ramil Guliyev, campeão mundial dos 200 m em 2017; a suíça Lea Sprunger, campeã europeia dos 400 m barreiras; a lituana Airine Palsyte, medalhada de prata europeia do salto em altura em 2016; a italiana Alessia Trost, medalhada de bronze no salto em altura no Mundial de pista coberta em Birmingham 2018; a letã Lauma Griva, do salto em comprimento; a neerlandesa Lisanne de Witte, medalhada de bronze europeia dos 400 m; a japonesa Toshikazu Yamanishi, medalhada de bronze nos 20 km marcha nos JO Tóquio; o canadiano Matthew Hughes, campeão Pan-americano dos 3.000 m obstáculos em 2015; e a maratonista equatoriana, Andrea Bonilla.
Os seis atletas que vão deixar agora os seus lugares, são: o marchador canadiano Iñaki Gómez; o campeão mundial dos 100 m em 2003, Kim Collins, de São Cristóvão e Nevis; o tricampeão europeu dos 800 m, o polaco Adam Kszczot; o campeão do dardo dos JO do Rio 2016, o alemão Thomas Rohler; a sérvia Ivana Vuleta, medalhada de bronze no salto em comprimento nos JO do Rio 2016, e a australiana Benita Willis, campeã mundial de corta-mato em 2004.
O papel dos atletas na tomada de decisões na World Athletics foi reconhecido e incorporado nas reformas de governança e integridade aprovadas em dezembro de 2016.
Desde 2019, o presidente e um outro membro da Comissão de Atletas – um homem e uma mulher – são membros votantes do Conselho Mundial de Atletismo.
Os atletas que ocupam atualmente essas posições no Conselho são o ex-recordista mundial do salto com vara, o francês Renaud Lavillenie, como presidente, e a bi-campeã olímpica do lançamento do peso, a neozelandesa, Dame Valerie Adams, como vice-presidente.
“Foram alguns anos emocionantes, mas também desafiadores, desde as últimas eleições da Comissão de Atletas em Doha em 2019”, disse Lavillenie.