Detentor do recorde mundial e Atleta Mundial do Ano, Armand Duplantis inicia a sua época de pista coberta em Dusseldorf, no World Athletics Indoor Tour Silver Meeting, no domingo, 31 de Janeiro.
Duplantis também iniciou a pista coberta no ano passado com uma vitória em Dusseldorf , com um salto a 6,00 m embora num local diferente. O meeting deste ano será no ISS-Dome, muito maior do que no ambiente íntimo do Arena-Sportpark, embora nenhum espectador possa assistir agora, devido aos protocolos de segurança sanitários.
Duplantis enfrentará o norte-americano bicampeão mundial Sam Kendricks, o último saltador a derrotar Duplantis – e o medalhado mundial de bronze, o polaco Piotr Lisek.
A tripla campeã europeia Dina Asher-Smith vai correr em pista coberta, pela primeira vez desde 2018. A britânica, que conquistou a sua primeira medalha individual sénior nos 60 m do Campeonato Europeu de pista coberta de 2015, quando ainda era adolescente , já está confirmada para Karlsruhe (29 de Janeiro), Düsseldorf (31 de Janeiro) e Lievin (9 de Fevereiro) na próxima quinzena. O seu recorde pessoal nos 60 m em pista coberta é de 7,08 e remonta ao Campeonato Europeu de 2015.
Em Düsseldorf, Asher-Smith enfrentará a suíça Ajla Del Ponte, bem como as alemãs Lisa-Marie Kwayie, Tatjana Pinto, Rebekka Haase e Jennifer Montag.
A Organização também conseguiu garantir a presença de atuais campeões europeus ao ar livre e pista coberta para competirem nos 60 m barreiras. A holandesa Nadine Visser, atual campeã europeia de pista coberta , vai enfrentar a experiente bielorrussa Alina Talay. Em masculinos, já está confirmada a presença do atual campeão europeu dos 110 m barreiras, o francês Pascal Martinot-Lagarde.
Depois de uma época discreta ao ar livre em 2020, Martinot-Lagarde mostrou excelente forma no início da época com 7,54 s, em Miramas, na noite da passada sexta-feira.
No total, o programa terá seis provas: 60 m e 60 m barreiras em masculinos e femininos, salto em comprimento feminino e salto com vara masculino. Mais nomes serão anunciados nos próximos dias.
“Estamos extremamente felizes que tantos atletas internacionais e alemães excecionais queiram vir a Düsseldorf, neste momento desafiador”, disse o diretor do meeting Martin Seeber. “É uma oportunidade importante para competir ao mais alto nível no início do ano olímpico, no ambiente interno ISTAF único. Continuamos a trabalhar para apresentar grandes atletas em todas as seis disciplinas. ”
O meeting será transmitido em direto aqui a partir das 12 h locais no domingo (11 h em Portugal).