É espanhol o primeiro corredor a completar 7 ultra trails em 7 continentes

0
1730

Fish River Canyon 100 km na Namibia (África), DesafíOS Omiedo em Espanha (Europa), Fogo e Água 100 km na Nicarágua (América Central), Sunrise to Sunset 100 km na Mongólia (Ásia), Ultrafiord 100 km no Chile (América do Sul) , Ocean Walk 100s Trail Ultramarathon, na Austrália (Oceânia) e o Antárctico 100 km na Antártida.

Estes foram os sete ultra trails com três algarismos – pelo menos 100 km – disputados em cada um dos sete continentes que o espanhol Fernando Gonzalez conseguiu completar desde que iniciou este projeto em 2014.

Gonzalez terminou o seu último ultra na Antártida com um excelente segundo lugar em 14h43m, ainda que muito distanciado do vencedor, o belga Kurt Alderweireldt, que terminou em 11h13m.

Foram excelentes tempos tendo em conta que os participantes encontraram condições atmosféricas bastante favoráveis neste continente, com o termómetro a não baixar dos 15º abaixo de zero. Ainda por cima, Gonzalez apresentou-se em condições deficientes devido a uma lesão no joelho que lhe prejudicou a preparação.

“Subir ao pódio na Antártida foi o melhor final para estes sete ultras nos sete continentes. Cada um dos metros dos últimos 10 km foram pura luta contra a dor num cenário tantas vezes sonhado”, afirmou o espanhol.

O projeto de Gonzalez foi muito exigente do ponto de vista desportivo e dispendioso, devido às muitas viagens que teve de fazer ao longo de três anos. Ele foi fazendo as provas em função dos apoios dos patrocinadores e do seu trabalho como estivador. Mas esta circunstância não lhe retirou o desejo de cumprir um novo objetivo: correr uma ultra distância no Polo Norte geográfico, sobre o Oceano Glaciar Ártico, um desafio muito mais complicado que os sete ultra trails anteriores.

Este espanhol conhece bem o que é dar a volta ao mundo competindo em provas que superam a componente meramente desportiva para converter-se em grandes aventuras. Fora da Europa, destacam-se os seus triunfos nas 100 Milhas do Himalaia, na Maratona do Everest e o Inca Trail Marathon. Também já conseguiu um quarto lugar na maratona do Polo Norte, um sexto na Maratona do Sahará, um quinto na Ultra de 100 km Fish River Canyon, um segundo na Mongolia Sunrise to Sunset 100 km e um quinto na Ultrafiord 100 km.

 

 

Deixar Resposta