Eliud Kipchoge revela segredos das “sapatilhas mágicas”

0
254

O recordista mundial e campeão olímpico da maratona, o queniano Eliud Kipchoge, revelou os segredos das “sapatilhas mágicas” da Nike, as Air Zoom Alphafly Netxt%, as mais rápidas da multinacional norte-americana e que integraram o projeto “Breaking2”, com que baixou pela primeira vez a fasquia das duas horas nos 42.195 metros.

Num documentário feito no centro de treinos em Kaptagat, no Quénia, Kipchoge falou do modelo inovador que estará à venda ao público a partir do dia 2 de Junho.

“Creio que esta sapatilha será parte do meu legado. Contribui com o meu ‘feedback nos últimos seis anos”, disse Kipchoge, que detalha as melhorias que foi incorporando nas Air Zoom Alphafly Netxt%, antes de recebê-las no Quénia.

As novas sapatilhas combinam o amortecimento da Nike ZoomX com as almofadas Nike Zoom Air na parte dianteira do pé e com uma placa de fibra de carbono, que dá uma sensação de propulsão e um menor desgaste, especialmente nas corridas de longa distância como a maratona.

Com um protótipo deste modelo, Kipchoge baixou a barreira das duas horas na maratona levada a efeito em Outubro, em Viena. Mas como se sabe, a marca não foi homologada porque as “lebres” entravam e saíam de forma rotativa e um veículo marcou o ritmo, entre outros motivos.

Depois de ser acusado de ‘doping tecnológico’, com a comercialização das Nike Air Zoom Alphafly Netxt% a partir da próxima semana, Kipchoge e os restantes atletas da sua escola no Quénia, confiam em continuar a baterem recordes no seu caminho para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

Deixar Resposta