Muitos corredores gostam de correr em trilhos, acreditando que a superfície mais macia é mais confortável para o corpo e, portanto, a poder reduzir o risco de lesões. Recentemente, um grupo de investigadores comparou as forças de absorção de choque em terra batida e cascalho com superfícies pavimentadas e descobriu que, embora haja muitos benefícios para a corrida em trilhos, reduzir o risco de lesões não é um deles.
O estudo, publicado no Journal of Science and Medicine in Sport , teve 15 corredores recreativos (12 mulheres e 3 homens) correndo em terra batida, cascalho e superfícies pavimentadas, num ambiente de trilhos com acelerómetros presos às suas canelas e cabeças. Os investigadores compararam então as diferenças entre os movimentos e a atenuação do choque das tíbias dos corredores enquanto corriam em superfícies diferentes.
Embora possa ser uma surpresa para muitos corredores, os investigadores não viram diferenças significativas entre os tipos de superfície, levando-os a concluir que correr em superfícies de terra batida e cascalho não diminui o risco de lesões. “Embora os corredores sejam encorajados a aproveitar os benefícios psicológicos da corrida em trilhos, as superfícies destes não parecem reduzir as forças de carga associadas a lesões relacionadas à corrida”, disseram eles nas suas declarações finais.
Os benefícios da corrida em trilhos
Como disseram os investigadores, essas descobertas não significam que se deva mandar os seus sapatos de montanha para o lixo. Existem muitos outros benefícios em percorrer os trilhos, além de ter uma superfície mais macia para correr, incluindo os benefícios psicológicos de passar algum tempo na natureza. A corrida em trilhos também pode quebrar a monotonia da corrida em estrada, e um terreno mais técnico pode desafiar o seu corpo de diferentes formas, o que pode melhorar a sua preparação geral para a corrida. Fazer uma corrida em trilhos no seu dia de corrida fácil, é também uma ótima maneira de se obrigar a desacelerar, uma vez que o terreno irregular e ondulado tornam difícil correr de forma rápida.
Naturalmente que este estudo não pretende desencorajar ninguém de correr em trilhos, mas se gosta de correr fora da estrada, ainda corre o risco de lesões e deve continuar a incluir prática de prevenção de lesões no seu treino, como alongamentos regulares e trabalho de mobilidade.