Um estudo realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Centro Médico da Universidade de Maastritch, na Holanda, aponta que mulheres que se exercitam pelo menos uma hora por dia, são mais propensas a chegar aos 90 anos de idade.
A conclusão foi baseada num estudo feito por um grupo holandês em 1986, no qual 120.000 pessoas revelaram a frequência com que se exercitavam, o peso e altura.
O foco maior foi nos voluntários que tinham entre 68 e 70 anos na época, dos quais 4.161 eram mulheres.
As pessoas eram divididas em grupos, de acordo com os exercícios que praticavam — como caminhada, passear com o cão, pedalar, jardinagem, etc — para conseguirem relacionar a duração das atividades com o tempo de vida alcançado.
De todas as participantes entre 68 e 70 anos, 944 alcançaram a idade-alvo. Com essa informação aliada aos dados anteriores, foi constatado que mulheres que praticam atividades físicas diariamente com duração entre 30 minutos e uma hora, possuem 21% a mais de hipóteses de completar noventa anos de vida.
Pouco mais de 450 homens chegaram à meta da idade. Os que conseguiram, realizavam diariamente, atividades de hora e meia e eram 39% mais propensos a alcançar os 90 anos.