Um estudo analisou 2.348.505 resultados de maratonas alcançados durante o período de 2009-2019 para observar as diferenças de ritmo ao longo da maratona entre mulheres e homens.
Os dados mostram que as mulheres são 18,33% melhores em manter um ritmo uniforme do que os homens.
As mulheres “esgotam-se” menos na 2ª metade da maratona.
Num estudo conduzido pela Run Repeat , foram analisados 2.348.505 resultados em seis maratonas mundiais (Boston, Berlim, Chicago, Londres, Nova York e Paris) realizadas entre 2009 a 2019. O objetivo era decifrar quem é melhor no ritmo na distância da maratona, o homem ou a mulher.
Dos 2.149.719 participantes que revelaram o seu sexo, 1.376.441 (64,03%) eram homens e 773.278 (35,97%) eram mulheres.
Mulheres são melhores no ritmo?
O estudo descobriu que as mulheres são 18,33% melhores em manter um ritmo uniforme do que os homens. Em média, para os homens, o ritmo aumentou 14,07% durante a segunda metade da maratona. Para as mulheres, o aumento médio na segunda metade da maratona foi de 11,47%.
Para os homens, o ritmo médio na primeira metade da maratona era de 9,12 minutos por milha, diminuindo para 10,44 minutos por milha na segunda metade da maratona.
Para as mulheres, o ritmo médio na primeira metade da maratona era de 10,44 minutos por milha, diminuindo para 11,38 minutos por milha na segunda metade da maratona.
Quase 92% dos corredores analisados correram a primeira metade da maratona mais rápido do que a segunda.
O estudo concluiu: Os homens têm melhores tempos médios de finalização, mas as mulheres são melhores no ritmo. Isto vale para os dois grupos: aqueles que correram mais rápido na primeira metade da maratona e aqueles que correram mais rápido na segunda metade.
Esta conclusão apoia os resultados de estudos anteriores. A Strava analisou os dados de mais de dez mil corredores que completaram a Maratona de Londres em 2017. Eles compararam o ritmo com que os corredores completaram a primeira metade da maratona com o ritmo da segunda metade e descobriram que, em média, as mulheres diminuíram apenas 11%, enquanto os homens diminuíram 17%.
Quais os países com as atletas com melhor ritmo uniforme do mundo?
O estudo descobriu que as mulheres que são melhores em manter um ritmo uniforme ao longo da maratona têm a menor percentagem de burnout (a diferença entre o ritmo durante a primeira e a segunda metade da maratona).
De acordo com o estudo, os cinco principais países com melhores resultados femininos são a Finlândia, Bélgica, Suíça, Áustria e Noruega.