Êxito na corrida de 10 km em Barcelona com novo formato adequado à pandemia

0
196

O atleta marroquino nacionalizado espanhol Naoufel Erraoui (31m01 s) e a espanhola Montse Estany (37m54s) obtiveram os melhores registos no grupo de elite do primeiro dia dos 10 km da 42ª Corrida de la Mercé em Barcelona.

Mas esta corrida foi mais importante do que os nomes e tempos dos vencedores. Esta foi a primeira corrida popular de alto nível que se pôde disputar em Espanha, desde o passado mês de Março, devido à pandemia do coronavírus.

A prova seguiu as regras sanitárias e de segurança adequadas à nova situação. Entre elas, a disputa em dois dias (ontem e hoje) com três mil atletas divididos em dois grupos de 1.500 em cada um deles.

Corrida de la Mercé 1O protocolo de partida foi otimizado ao máximo. A temperatura foi medida aos atletas antes de entrarem na caixa de partida, era obrigatória uma máscara até ao momento da partida, houve uma posição de espera com separação de 1,5 metros entre cada atleta e quatro partidas (às 8h, 8.45, 9.30 e 10.30), com grupos de 375 atletas em cada uma delas.

Para evitar aglomerações na meta, a partida deu-se em grupos de seis corredores em cada cinco segundos, o que significou que todos partiram no espaço de cinco minutos, facto inédito numa prova. Como é natural, os atletas de elite partiram logo às 8 horas.

Deixar Resposta