Faleceu ontem aos 68 anos de idade, o espanhol Jordi Llopart, primeiro atleta a conquistar uma medalha olímpica.
Llopart foi marchador tendo-se sagrado vice-campeão olímpico dos 50 km em Moscovo 1980, apenas superado pelo alemão Hartwig Gauder. Também foi o primeiro espanhol a conseguir uma medalha de ouro nos Europeus de Praga 1978, com um recorde europeu de 3h44m33s.
Oito vezes campeão de Espanha nos 50 km, foi depois 7º nos JO de Los Angeles 1984 e 13º em Seul 1988. Abandonou a competição em 1992, depois de ter sido 4º no Campeonato Nacional, lugar que o excluiu dos JO de Barcelona.
Sabia seis idiomas, foi treinador de alguns dos melhores marchadores de Espanha e do México. Caiu depois em desgraça e viveu praticamente na miséria, dependente do seu subsídio de desemprego e da sua segunda esposa, a ex-marchadora Sonata Malisauskaite, da qual teve dois filhos. Afirmou então em 2015: “Sorte porque a família ajuda. Apesar de fazer chamadas, todos me dizem o mesmo: ‘Não é um bom momento’. São 852 euros que entram em casa para quatro pessoas, 426 de cada um”.
Depois de expor a sua situação à comunicação social, recebeu alguns apoios, entre eles, um temporário do Comité Olímpico Espanhol. Colaborou depois com uma empresa de nutrição e com a seleção japonesa de marcha.