Os maratonistas ugandeses Victor Kiplangat e Stephen Kissa não foram selecionados pela sua Federação para estarem presentes no Mundial de Eugene.
Kiplangat é o segundo maratonista mais rápido do seu país e tal como Kissa, conseguiram as melhores marcas nas três vagas disponíveis, na janela de 30 de novembro de 2020 a 29 de maio de 2022. Neste período, houve nove atletas ugandeses, incluindo o campeão olímpico de 2012, Stephen Kiprotich, a conseguirem o mínimo de qualificação de 2h11m30s.
Em 24 de abril, Kissa bateu o recorde nacional com 2h04m48s, sendo segundo na Maratona de Hamburgo. Na mesma corrida, Kiplangat foi terceiro com 2h05m09s.
A Federação acabou por selecionar o terceiro colocado Filex Chemonges, o quarto Fred Musobo e o sexto Jackson Kiprop para estarem presentes no Mundial.
O argumento para a não escolha de Kiplangat e Kissa foi de que eles não terão recuperado devidamente, apenas 84 dias após a Maratona de Hamburgo. No entanto, Kissa ainda irá ao Mundial para participar nos 10.000 m.
O Uganda não ganha uma medalha numa maratona do Mundial desde o bronze de Solomon Mutai em Pequim 2015.