Fósforo: Qual a sua importância no nosso organismo?

0
457

Sabe que o fósforo é um dos elementos mais importantes para regular o nosso corpo? É o segundo em maior quantidade no organismo, só atrás do cálcio. Ajuda na estrutura dos ossos e dentes e auxilia no metabolismo. É tão essencial à vida, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para um adulto saudável, o consumo diário de 700 mg.

O fósforo é um dos elementos mais essenciais para a vida, tendo numerosas funções reguladoras no nosso corpo. É o segundo em maior quantidade no organismo, só atrás do cálcio, integra a estrutura dos ossos e dentes, auxilia no metabolismo muscular e do sistema nervoso e ainda colabora como componente em muitos sistemas enzimáticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de fósforo recomendado, para um adulto saudável ingerir, é de cerca de 700 mg por dia. Pessoas com problemas renais devem ter cuidado com a ingestão da substância e procurar orientação nutricional antes de consumir os alimentos fontes do mineral.

O fósforo tem uma grande participação nos nossos processos biológicos. Eles são encontrados em alimentos, tanto de origem vegetal, como animal, mas mais nos de origem animal. Quando combinado com o cálcio, por exemplo, tem uma grande participação na formação dos nossos ossos e dentes.  Ele também contribui diretamente na metabolização do carbohidrato que gera energia para a pessoa. Por ser bem absorvido pelo organismo, cerca de 70%, não tem muita perda e o seu excesso é naturalmente eliminado pela urina.

Excesso ou falta de fósforo: Quais as consequências no nosso corpo?

Quando há falta de fósforo no organismo, a chamada hipofosfatemia, a tendência é que a pessoa comece a sentir problemas como: dor óssea, problemas metabólicos, taquicardia, perda de memória e resistência à insulina.
Quando há excesso de fósforo, a hiperfosfatemia, pode acontecer problemas de má circulação sanguínea, hipertensão, sensação de excesso de peso e cansaço nos músculos e nas pernas, além de parestesias de extremidades (sensação de queimadura, dormência, formigueiro, coceira, principalmente nos pés e nas mãos).

Alimentos ricos em fósforo e seus benefícios

A maior parte do fósforo, cerca de 60%, vem dos derivados do leite, carne bovina, aves, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café.

Queijos: 100 gramas de queijo, fornece toda quantidade de fósforo necessária no dia. No entanto, dê sempre preferência aos queijos brancos, pois são menos gordurosos e mais saudáveis.

Castanhas: Assim como outras oleaginosas, as castanhas são alimentos antioxidantes que aumentam a imunidade, combatem o envelhecimento e desintoxicam o organismo.

Ovos de galinha: É um alimento essencial para quem quer um corpo saudável. Entre as suas muitas propriedades, eles ajudam no controle do peso e regulam os níveis de colesterol.

Carne bovina: A carne vermelha é considerada por muitos nutricionistas e médicos, um alimento essencial para o corpo humano. Rica em proteínas, ela também oferece ótimos teores de fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais e que ajudam no fortalecimento muscular. Dê preferência aos cortes magros.

Peixes: Dentre os peixes, os mais “gordos”, como a sardinha, apresentam substancial proteção contra o carcinoma de células renais, a forma mais comum de cancro do rim.

Frutas e legumes : Algumas frutas e legumes também são fonte de fósforo e devem fazer parte do seu cardápio: maçã, limão, laranja, figo, abacate.

Outros alimentos: Alho, cogumelo, leite de vaca, sementes de girassol e frutas secas.

Deixar Resposta