Segundo noticiou a LUSA, concelho de Gondomar, distrito do Porto, é este ano “Cidade Europeia do Desporto” (CED), um título atribuído pela Associação Cidades Europeias do Desporto (ACES) que obriga à realização e promoção de centenas de eventos desportivos.
Além deste concelho, também são CED este ano as cidades de Aosta e Cagliari, Pesaro e Vicenza (Itália), Bacau (Roménia), Banska Bystrica (Eslováquia), Bristol (Inglaterra), Jurmala (Letónia), La Chaux de Fonds (Suíça), Mollet del Vallés (Espanha), Noordwijk (Holanda), Olomouc (Republica Checa), Ostend (Bélgica) e Stara Zagora (Bulgária).
Em causa está conseguir o reconhecimento de “melhor CED” entre as várias cidades que tiveram o mesmo título e se candidatem a este galardão.
Em comunicado, a Câmara de Gondomar aponta que “abraçou este projeto de alma e coração, teve como princípios orientadores a sua identidade, com um grande objetivo, promover a atividade física, saúde e bem-estar”.
“[Este objetivo] foi sempre norteado pela inclusão e competição leal, a promoção do desporto para todos, fazendo com que, no final de 2017, Gondomar tenha mais praticantes ativos em todas as modalidades”, lê-se no dossiê de candidatura apresentado por Gondomar.
Já a vereadora do Desporto da autarquia, Sandra Almeida, refere que o concelho tem hoje “gondomarenses orgulhosos e com a perfeita consciência de que a atividade física é fundamental na vida da nossa cidade”.
“Continuaremos a canalizar todas as nossas sinergias para demonstrar que ‘Gondomar é Desporto'”, conclui a autarca.
O calendário de Gondomar – CED 2017, cuja primeira versão foi apresentada em dezembro de 2016, incluiu provas e eventos como a Taça da Liga em futsal masculino, o Campeonato Nacional de Remo (indoor) ou atividades mais direcionadas à formação e à tónica “desporto para todos” como as III Jornadas Emergência Pré-Hospitalar, de âmbito europeu, a formação de técnicos de boccia, ações inseridas no Plano Nacional de Ética no Desporto e o programa “Desporto para a Inclusão”.
Na apresentação do calendário, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, apontou como meta promover “pelo menos um evento desportivo por dia”, elevando mesmo a fasquia para “400 ou 500 em nome do turismo, saúde e prática desportiva”.