Hélder Mestre bateu recorde do mundo na Meia Maratona de Lisboa

0
3029

É ainda o recordista europeu da maratona no escalão 15/16 anos!

A Meia Maratona de Lisboa realizada no passado domingo, assistiu à quebra de um recorde mundial. O português Hélder Mestre bateu por mais de 18 minutos, o anterior recorde da distância na classe T51/52. Hélder Mestre venceu na sua classe e sagrou-se campeão de Portugal de estrada 2017, com o registro de 1h08m21s.

Hélder Mestre é ainda o recordista europeu da maratona no escalão de 15/16 anos. Participou na antiga maratona Spiridon com 15 anos (!), tendo completado a prova em 2h45m. Ingressou então no SL Benfica, tendo-se dedicado ao meio-fundo, aos 800 e 1.500 metros. Mas quatro anos depois, um grave acidente de automóvel deixou-o tetraplégico. Hélder Mestre teve de refazer toda a sua vida. No desporto, começou pela natação e passou pelo remo e boccia até chegar ao atletismo. A Câmara Municipal de Lisboa, onde ele trabalha, apoiou a aquisição de uma cadeira de competição, que tem um preço muito elevado. É uma cadeira feita para si, “ao milímetro”.

Hélder Mestre treina durante a semana na pista do Estádio Universitário e tem no seu irmão Ricardo Mestre, o seu grande apoio.

Ainda na meia maratona, outros dois portugueses estiveram em destaque na classe T53/54: Silva da Associação Mover Viseu sagrou-se campeão de Portugal com 54 minutos e Filipe Carneiro, da Associação de Boccia Luís Silva, foi segundo com 1h07m33s.

 

Deixar Resposta