IAAF não muda a regra que desqualificou vários atletas no último Mundial de Pista Coberta

0
66

O Conselho Diretivo da IAAF decidiu não alterar a regra 163.4 (pisar a pista do lado) que desqualificou vários atletas no último Mundial de Pista Coberta em Birmingham.

A Comissão Técnica tinha levado ao Conselho uma proposta para que a primeira infração a esta regra em pista coberta não levasse à desqualificação do atleta. No entanto, alguns membros do Conselho alegaram, para não mudar a norma, que o problema ocorrido no Mundial de Birmingham teve uma relação direta com as caraterísticas especiais daquela pista e que a situação não era extensível à competição em geral.

Na final dos 400 m, foram desqualificados os dois primeiros, o espanhol Husillos e o dominicano Luguelin Santos, pelo que a medalha de ouro foi atribuída ao terceiro classificado, o checo Pavel Maslak.

Também na pista de Birmingham, aconteceu o facto insólito de terem sido desqualificados todos os participantes numa das séries de 400 metros.

A IAAF sugeriu que os atletas deverão treinar mais vezes na pista coberta para evitar as desqualificações. “A curva é uma zona especialmente complicada porque afeta a força centrífuga quando os atletas passam das curvas cerradas às retas”, recordou a IAAF que ainda acrescentou: As corridas em pavilhão são um tipo especial de competição e muitos atletas dedicam muito pouco tempo a treinar em pista coberta”.

Deixar Resposta