Terminou ontem o Mundial de Doha, que segundo a IAAF teve a participação de 2.043 atletas (1.031 homens e 1.012 mulheres), em representação de 210 países.
A IAAF passa a partir de hoje a chamar-se World Athletics, conforme foi decidido pelo Conselho Executivo da entidade, em reunião realizada em Junho, no Mónaco.
A mudança do nome e o novo logotipo da entidade, que visa popularizar e modernizar o atletismo, é uma das novidades. No 52º Congresso da IAAF em Doha, realizado antes do Mundial, ficou clara a decisão da entidade em introduzir a paridade de género.
Sebastian Coe foi eleito para um segundo mandato (com o voto de todos os 203 membros do Congresso), enquanto a colombiana Ximena Restrepo, que vive no Chile, medalhada olímpica de bronze nos 400 m em Barcelona-1992, será a primeira mulher no lugar de vice-presidente da IAAF. Os outros vice-presidentes são Sergey Bubka, Geoffrey Gardner e Nawaf Bin Mohammed Al Saud.
Como parte das amplas reformas adotadas pelo Congresso da IAAF no final de 2016, foram definidas metas mínimas de género à sua constituição para estabelecer uma paridade em todos os níveis da modalidade.
“Ximena é uma ex-atleta que é tremendamente útil quando estamos a impulsionar o desporto”, disse Coe. “Estou muito satisfeito por elegermos pela primeira vez uma vice-presidente do sexo feminino e por ela se juntar a outras sete mulheres no Conselho. Este é um momento histórico.”
“Estou realmente honrada em assumir essa posição”, disse Restrepo. “É um ótimo momento para mim e para o meu país. Gostaria de lhe agradecer, Seb, porque isso só foi possível devido a si e às mudanças feitas na constituição.”
O Congresso também elegeu novos membros do Conselho da IAAF : Hiroshi Yokokawa (Japão), Antti Pihlakoski (Finlândia), Anna Riccardi (Itália), Nan Wang (China), Adille Sumariwalla (Índia), Nawal El Moutawakel (Marrocos), Abby Hoffman (Canadá), Sylvia Barlag (Holanda), Alberto Juantorena (Cuba), Willie Banks (Estados Unidos), Raul Chapado (Espanha), Dobromir Karamarinov (Bulgária) e Beatrice Ayikoru (Uganda).
O Conselho da IAAF será composto por 26 membros, oito dos quais são mulheres. Entre os 13 novos membros eleitos, seis são representantes da área e dois membros da Comissão de Atletas, um homem e uma mulher, incluindo o presidente.