Quem é o atleta/empresário Lelisa Desisa, campeão mundial da maratona

0
775

O etíope Lelisa Desisa é o novo campeão mundial da maratona, recuperando um título que andava arredado do seu país há 18 anos. Aos 29 anos de idade, Desisa tem no seu curriculum entre outros, os triunfos nas maratonas de Nova York (2018), Boston (2013, 2015 e 2019) e Dubai (2013). Em 2013, surpreendeu toda a gente ao correr a sua primeira maratona em 2h04m45s.

Mas para além de ser um grande atleta, quem é Desisa no seu dia a dia? Numa entrevista à revista Forbes, o etíope disse que está muito envolvido em vários negócios no seu país. “Desenvolvi várias áreas industriais à volta de Adis Abeba onde tenho fábricas que empregam mais de 300 pessoas”.

Desisa tem uma empresa dedicada à construção que centra a sua atividade na reabilitação de edifícios, instalação de bombas de água potável, processamento de plástico para garrafas e construção de escolas.

Esta última é um dos desafios mais importantes que tem em mãos neste momento: “estou trabalhando para que o governo me aprove a construção e desenvolvimento de escolas e centros de formação”, explica. “Quero investir na gente jovem etíope para ter uma nova geração que impulsione o país”, sem esquecer os seus objetivos como atleta: “quero defender o meu título em Nova York e centrar-me na maratona dos Jogos de Tóquio 2020”.

Conseguir conjugar as suas atividades de empresário com as de atleta de alta competição, não tem sido tarefa fácil. As suas sessões de treino em Adama, sob as ordens de Haji Adillo, são muito exigentes mas conta com um grande apoio ao seu lado todos os dias: “treino com Kenenisa Bekele e isso dá-me muita motivação. Temos um grupo de treinos excelente e em Tóquio, vamos à procura do ouro, prata e bronze”.

Deixar Resposta