Revista Atletismo
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Atletismo
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Running Clube do Pelotão

Ingleses Futebol Clube: A comemorar 50 anos de vida e de atletismo

Manuel Sequeira por Manuel Sequeira
2022-12-01
em Clube do Pelotão, Destaque, Entrevista, Running
0
Ingleses Futebol Clube: A comemorar 50 anos de vida e de atletismo
Share on FacebookShare on Twitter

O clube Ingleses Futebol Clube comemorou as suas Bodas de Ouro no passado mês de Novembro. Vicente Barata é o presidente do clube que está situado no bairro de Olivais Sul, em Lisboa. Américo Brito, ex-atleta, é a grande alma do atletismo que tem 170 atletas.

O clube Ingleses Futebol Clube está situado em Lisboa, no bairro Olivais Sul. Fundado em 2 de Novembro de 1972, comemorou agora o seu 50º aniversário.

Sendo um clube de Lisboa, como apareceu a designação “Ingleses” no seu nome? Em 1972, houve um torneio de futebol de salão e os jovens do bairro decidiram participar. Faltava dar um nome à equipa e a ideia veio de uma bola que tinha gravada a bandeira inglesa. Como havia então uma grande admiração pelo futebol inglês, o grupo de jovens decidiu criar o Ingleses Futebol Clube. E foi bonita a experiência com o clube a conquistar logo uma taça.

Mais de 300 sócios e 170 atletas

O atletismo apareceu em 1972, estando filiado na Associação de Atletismo de Lisboa desde 1979. Atualmente, o Ingleses FC tem três Secções em funcionamento: Atletismo, Orientação e Escalada. O clube conta com 170 atletas, dos quais, 88 são federados.

Vicente Barata é o atual presidente do clube que tem 312 sócios que pagam uma quota anual de 12 euros. Todos os atletas são sócios do clube.

Local de encontro dos moradores do bairro

O Ingleses FC tem excelentes instalações. Para além da sede social, conta com um espaço onde estava situado a antiga sede e onde se fazem os convívios dos sócios e campeonatos de malha. O clube acaba por ser um ponto de encontro, um local de convívio de muitos moradores do bairro.

“ Temos campeões nacionais em jovens e veteranos”

Atletas em destaque

Américo Brito é o responsável da Secção de Atletismo. Os leitores mais velhos devem lembrar-se dele, um bom meio-fundista do final dos anos 70/80. Especialista dos 800 e 1.500 metros, foi campeão nacional júnior destas duas distâncias em 1979. Foi atleta do SL Benfica onde se manteve vários anos.

Os atletas participam em todo o tipo de provas, mais na estrada mas também na pista e corta-mato. O clube está satisfeito com os resultados dos atletas, merecendo particular destaque ao longo da sua existência, os juniores David Tavares e Ricardo Ferreira, presentes em Campeonatos Europeus, e Hugo Gil, nos Campeonatos Escolares disputados na China.

Objetivos definidos para a época

Os objetivos para esta época passam por ter o máximo de atletas em Campeonatos Nacionais. “ Temos campeões nacionais em jovens e veteranos”.

O clube conta com cinco treinadores. Américo Brito e a sua esposa Ermelinda Mineiro (também antiga atleta do SL Benfica), Fernanda Gil, Pedro Duarte e José Praia. Américo Brito salienta a colaboração de José Praia, que vem de Linda-a-Velha duas vezes por semana e não cobra um cêntimo.

INGLESES FUTEBOL CLUBE

Concelho: Lisboa

Atletas: 170, sendo 88 federados

Ano fundação: 1972

Presidente: Vicente Barata

Sócios: 312

Técnicos: 5

Orçamento: 8.000 euros

Orçamento anual de 8.000 euros

O clube conta com um orçamento de 8.000 euros. Tem apoios da Câmara (em face dos resultados obtidos) e Junta de Freguesia, fundamentais para o equilíbrio das contas. Os apoios dos privados são muito reduzidos.

O apoio aos atletas passa pela inscrição na Associação de Atletismo de Lisboa, equipamentos, transportes para os treinos dos mais jovens que o necessitem e inscrições nalgumas provas.

Américo Brito revela que o clube paga 30 euros só para federar um atleta. Ainda 25 euros por cada atleta transferido.

Elevados custos na organização de uma prova

O clube organizou em 19 de Novembro o 38º Grande Prémio de Atletismo “Milha Cândido de Oliveira”, que se disputou no Parque do Vale de Silêncio, nos Olivais, com cerca de 300 participantes. Organizava antes, o Grande Prémio de Atletismo Cândido de Oliveira, com 6,5 km. Mas teve de desistir, dados os elevados custos organizativos. “Antes, pagávamos 750 euros à polícia, na última vez, pediram-nos 2.500 euros!”

“O dirigismo está a acabar, não há pessoas para os órgãos sociais das coletividades. Quando terminar esta geração, as coletividades de bairro vão fechar”

Falta de locais próximos para treinar

Américo Brito refere a localização dos locais de treino como a principal dificuldade na prática da modalidade. “Vamos à pista Moniz Pereira mas fica longe da nossa zona. Se vamos ao Estádio Universitário ou ao Estádio do Inatel, temos de pagar. Está projetada uma mini pista na Escola D. Dinis em Marvila mas a sua construção ainda não arrancou”.

Ai as carrinhas…

Quanto a estórias, as carrinhas do clube são as “vedetas”. Numa vez, foram correr a Évora e depois da prova, a carrinha não trabalhava. Acabaram por vir todos de táxi. Numa outra vez, passou-se a mesma situação num Campeonato Nacional de Juvenis disputado em Fátima. Como não duas sem três, foram a uma prova no Algarve. O vidro da carrinha partiu-se, acabaram por deslocar-se em dois carros, arranjados à pressa.

Não há dirigentes novos

A terminar, Américo Brito falou da sua experiência como dirigente associativo, da falta de dirigentes. “O dirigismo está a acabar, não há pessoas para os órgãos sociais das coletividades. Quando terminar esta geração, as coletividades de bairro vão fechar. A gente nova não tem motivação para estar nos órgãos sociais dos clubes”.

Próximo Post
Quénia escapa da suspensão por doping

Quénia escapa da suspensão por doping

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Contactos
  • Publicidade
  • Ficha Técnica

© 2020 Revista de Atletismo. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião

© 2020 Revista de Atletismo. Todos os direitos reservados.