A queniana Irene Chepet Cheptai, ex-campeã mundial de corta-mato, disse que a pista está a ser difícil para ela e que uma medalha de prata nos 10.000 m dos recentes Jogos da Commonwealth foi uma boa maneira de deixar a pista em alta.
Ela agora, vai concentrar-se na estrada, esperando estrear-se na maratona no próximo ano. “ Eu competi em muitas provas de estrada, incluindo meias maratonas, 10 km e 5 km, mas nunca corri uma maratona. Quero começar a maratona em alta”, acrescentou.
“Tive bons dias na pista e é hora de me aventurar no futuro em provas de estrada. Os 10.000 m nos Jogos da Commonwealth foram o meu último evento de pista e estou feliz por ter assinado com uma nota alta”, disse Cheptai.
Ela está agora a preparar-se para correr no próximo mês em Praga nos 10 km Road Race, onde espera terminar no pódio. “Foi uma boa época para mim e quero fazer uma boa prova no próximo mês. Já estive ali antes, tendo terminado em quarto lugar em 2019. O que preciso é terminar no pódio naquele dia. Não conheço as minhas competidoras, mas com o meu treino atual, tenho a certeza de que posso vencer em qualquer situação”, acrescentou Cheptai.
Segunda na última edição da Meia Maratona de Nova York, Cheptai terminou em segundo lugar nos Jogos da Commonwealth com 30.49,52, atrás da escocesa Eilish McColgan com 30.48,60.