Já se sentiu tonto ao levantar-se? Saiba quais os riscos para a saúde

0
1961

Alguma vez experimentou aquela sensação de tontura quando se levanta muito depressa? Saiba que esse sintoma momentâneo pode, afinal, ter implicações sérias à medida que se vai envelhecendo.

Escreve o Daily Mail que investigadores chegaram à conclusão de que pessoas que sofrem destes sintomas, têm maior risco de vir a desenvolver demência.

De acordo com um estudo, as pessoas que se sentem tontas ao levantar-se rapidamente – que resulta da baixa pressão arterial, uma condição conhecida como hipotensão ortostática – têm mais 15% de hipóteses de ver a sua saúde debilitada no futuro.

E porquê? Porque a pressão arterial baixa tem outras implicações, como reduzir a pressão sanguínea no cérebro. Por sua vez, uma diminuição do fluxo pode contribuir para a disfunção cerebral em pessoas mais velhas, acreditam os especialistas.

O estudo, feito por investigadores do Centro Médico Erasmus, na Holanda, analisou 6.200 pessoas sem demência, durante um período de 24 anos. Ao fim desse tempo, foi possível concluir que uma em cada cinco pessoas sofria de hipotensão ortostática e que, globalmente, essa condição foi responsável pelo aumento de 15% de todos os tipos de demência. Uma vez que, cerca de um em cada cinco dos participantes desenvolveram uma forma de demência passados cerca de 15 anos.

Deixar Resposta