João Ferreira e Sheila Marques campeões nacionais de Duatlo

0
1916

Abrantes acolheu neste fim-de-semana a VII edição do Duatlo João Campos. No sábado, a partir das 14h30, decorreu uma etapa do Campeonato Nacional Jovem (Estafetas) e Prova Aberta. No domingo, disputou-se o título nacional, prova que consagrou os novos campeões nacionais de Duatlo (Corrida, Ciclismo e Corrida).

No primeiro dia de competições, dedicado aos mais jovens, participaram cerca de três centenas de todo o país. Após 300 m de corrida, 1 km de ciclismo e 300 m de corrida finais, os vencedores do 1º agrupamento foram o SL Benfica, em femininos, e o SFRAA Triatlo, em masculinos. No 2º agrupamento, o SL Benfica venceu em masculinos e femininos em provas disputadas ao longo de 750 m de corrida, 4 km de ciclismo e 500 m de corrida.

foto-duatloNo final do dia, o Sport Lisboa e Benfica foi o grande vencedor pela segunda etapa consecutiva. Nos lugares imediatos, ficaram o Alhandra Sporting Club e o Clube de Natação de Torres Novas.

No Domingo, competiram os atletas mais experientes. Os exigentes percursos de Abrantes colocaram à prova todos os participantes e marcaram uma competição que foi disputada no formato de duatlo standard.

A competição começou com os 10 km de corrida. João Francisco Ferreira (Estoril Praia Fisiogaspar) e David Coelho (SFRAA Triatlo), foram os primeiros a chegar ao parque de transição e a iniciar o percurso de ciclismo. Ao longo dos 40 km de ciclismo, as diferenças na frente da corrida fizeram-se sentir e o trio de atletas composto por João Ferreira, Bruno Pais (Estoril Praia Fisiogaspar) e José Estrangeiro (CNATRIL Triatlo), conseguiu isolar-se na frente da corrida e iniciar o último segmento da prova com uma vantagem superior a dois minutos. João Francisco Ferreira, em excelente momento de forma, conquistou o título nacional de duatlo, tendo Bruno Pais sido segundo e José Estrangeiro encerrado o pódio.

Em femininos, assistiu-se ao domínio absoluto da atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras, Sheila Azevedo Marques. Desde os momentos iniciais da competição que ela se distanciou da concorrência e foi aumentando uma vantagem que se traduziu em seis minutos na meta, sagrando-se assim Campeã Nacional de Duatlo de 2017. Rita Maria Lopes (Sporting Clube de Espinho) foi segunda com o último lugar do pódio a ser ocupado por Filipa Gonçalves (Núcleo do Sporting da Golegã).

O Duatlo João Campos foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Abrantes e da Federação de Triatlo de Portugal.

Esta prova nacional foi também uma homenagem ao atleta de Abrantes João Campos, falecido em 2006 com apenas 38 anos de idade. Natural de Alferrarede, competiu (especialmente no atletismo e no duatlo), a nível nacional, europeu e mundial.

 

 

Deixar Resposta