Jovem francesa é promessa de ouro olímpico

0
1754

Heather Arneton tem 14 anos e detém o recorde de salto em comprimento da sua faixa etária. Com esta idade, a jovem francesa saltou 6,57 metros.

Para o treinador da adolescente não há duvidas:”Vai ser campeã olímpica, e não estou louco quando afirmo isto”. Antony Yaïch conta que Heather, num mês conseguiu melhorar a marca pessoal em 13 centímetros.

“É jovem, mas com muito trabalho e dedicação, que os tem, pode vir a tornar-se um nome muito importante na história do desporto” acredita o treinador.

O percurso de Heather começou aos 12 anos quando o pai a apresentou ao treinador que no início recusou treiná-la. “Disse-me que ela era forte, mas eu disse logo que não. Ela tinha 12 anos, tinha era de andar a brincar com as crianças da idade dela. Eu só treinava adultos. Mas ele insistiu tanto que lá aceitei fazer um teste”

Até aos 16 anos, a adolescente terá de competir no seu escalão mas está de momento integrada numa academia para jovens atletas, onde concilia o atletismo com a escola.

Faltam apenas 13 centímetros para Heather, com 14 anos conseguir os mínimos para os Mundiais. “Mas ela já podia, perfeitamente, estar a competir entre seniores. Os mínimos para o próximo Campeonato do Mundo, em Londres, são de 6,70 metros. Mas tem dúvidas de que ela vai bater isto muito em breve?” explica Antony Yaïch.

A recordista feminina geral é Galina Chistyakova, desde 1988, com uma marca de 7,52 metros, que alcançou aos 26 anos. A estreia internacional da atleta foi aos 22 anos, nos Jogos da Amizade, em Moscovo.

 

Deixar Resposta