Laboratório antidoping da Rússia vai ter auditoria da WADA

0
50

A Agência Russa de Antidoping (Rusada) anunciou nesta terça-feira que receberá nos próximos dias 11 e 12 de Dezembro uma auditoria da Agência Mundial Antidoping (WADA).

“O nosso objetivo é que a auditoria seja um sucesso, preparámo-nos para isso. Os responsáveis da WADA chegarão em 10 de Dezembro e a auditoria da Rusada acontecerá nos dias 11 e 12”, declarou a vice-presidente da Rusada, Margarita Pakhnotskaia, citada por agências russas.

Segundo Pakhnotskaia, a auditoria irá analisar o bom funcionamento da Rusada em relação ao “planeamento, aos testes, ao tratamento dos resultados, às investigações, à formação, às autorizações de uso para fins terapêuticos e à conservação de dados pessoais”.

O presidente da Rusada, Iouri Ganous, explicou que esta visita da WADA é “separada” da inspeção realizada no laboratório antidoping de Moscovo feita na semana passada, quando o laboratório foi autorizado para voltar a funcionar mediante uma supervisão.

A WADA encontrou-se na semana passada com autoridades russas e pôde visitar o laboratório, uma etapa necessária para uma possível anulação da suspensão da Rusada, que é acusada de encobrir a utilização de doping em atletas do país.

A WADA afirmou esperar que esta visita abrirá “uma via para uma missão técnica completa em meados de Dezembro” que cuidará da extração de milhares de dados de exames antidoping deste laboratório, vítima de uma fraude que contou com o envolvimento do próprio governo russo entre 2011 e 2015, segundo investigações internacionais.

 

Deixar Resposta