Há 40 anos, Joan Benoit Samuelson venceu a Maratona de Boston em 2h35m15s. Agora, 40 anos volvidos e com 61 anos de idade, Benoit regressou para terminar a prova em 3h04m.
O seu número de dorsal era o 1979, em referência ao ano em que venceu. Além disso, em ambas as ocasiões, a t-shirt com que correu tinha escrita a palavra “Bowdoin”, em homenagem à universidade onde estudou.
Na sua juventude, Benoit era esquiadora, e começou a correr longas distâncias como forma de recuperar de uma fratura que sofreu numa perna.
A ex-atleta chegou a ser campeã de inúmeras provas nacionais de corta-mato, mas ganhou relevância mundial ao vencer a Maratona de Boston de 1979, a Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 (onde Rosa Mota foi medalha de bronze) e também ao conquistar, no ano seguinte, o recorde americano na Major de Chicago, com 2h21m21s.
Mesmo após se ter retirado da alta competição, Benoit continuou a somar bons tempos em provas importantes. Em 2008, a atleta completou a eliminatória para a maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2h49m08s e, dois anos depois, tornou-se recordista mundial do seu escalão ao terminar em 2h47m50s na Maratona de Chicago.