Lewandowski e Kudzelich são os estrangeiros «alugados» por Benfica e Sporting para a Taça dos Campeões

1
2275

Os seus nomes já haviam vindo a público mas a confirmação surgiu agora na listas de inscritos na próxima edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a realizar em Birmingham (Inglaterra), a 26 e 27 deste mês: o polaco Marcin Lewandowski será reforço do Benfica nos 1500 m, enquanto a bielorussa Svetliana Kudzelich alinhará nos 1500 m e 3000 m obstáculos, tal como há dois anos, em Mersin (Turquia). A Associação Europeia admite a filiação nos clubes que vão participar de atletas estrangeiros (e que até podem estar inscritos noutras federações…) – até um máximo de dois – e as equipas portuguesas aproveitam-se dessa facilidade (tal como outras o fizeram antes, nomeadamente espanholas e turcas) e “alugam” atletas apenas para esse fim-de-semana.

Os dois clubes portugueses têm fortes aspirações na competição, tanto mais que as grandes potências não apostam em equipas fortes e muitas delas nem estão presentes. Há dois anos, na última edição (em 2017 ela foi suspensa por motivos de segurança em Mersin, Turquia), o Sporting foi campeão feminino e o Benfica, que fora segundo em 2014, foi terceiro. Desta feita, vão na máxima força, salientando-se desde já a inscrição no comprimento e triplo de Patrícia Mamona, operada a um joelho este inverno e que ainda não competiu. O Benfica utilizará Pedro Pichardo no triplo.

Refira-se que Lewandowski foi campeão europeu de pista coberta em 2017 e vice-campeão mundial em 2018 e Kudzelich foi vice-campeã europeia de pista coberta em 2015 e, há dois anos, foi 1ª nos obstáculos e 2ª nos 1500 m na Taça dos Campeões, pelo Sporting.

Vejamos os nomes indicados por cada clube, embora haja sempre a possibilidade de alterações de última hora:

BENFICA (MASC.) PROVAS SPORTING (FEM.)
José Pedro Lopes 100 m Lorène Bazolo
David Lima 200 m Lorène Bazolo
Ricardo Santos 400 m Cátia Azevedo
José Carlos Pinto 800 m Cátia Azevedo
Marcin Lewandowski 1500 m Svetliana Kudzelich
Emanuel Rolim 3000 m Sara Moreira
Samuel Barata 5000 m Sara Moreira
André Pereira 3000 ob. Svetliana Kudzelich
Hélio Vaz 110/100 b. Olímpia Barbosa
Diogo Mestre 400 bar. Andreia Crespo
Paulo Conceição altura Anabela Neto
Diogo Ferreira vara Marta Onofre
Ivo Tavares comp. Patrícia Mamona
Pablo Pichardo triplo Patrícia Mamona
Tsanko Arnaudov peso Jéssica Inchude
Francisco Belo disco Irina Rodrigues
António Vital Silva martelo Vânia Silva
Leandro Ramos dardo Cláudia Ferreira

Participarão na competição dez equipas masculinas e outras tantas femininas: as campeãs da Bélgica, Dinamarca, Espanha, Grã-Bretanha, Portugal, Eslovénia, Eslováquia e Turquia (masc. e fem.) e ainda as formações masculinas da Irlanda e Lituânia e femininas da Itália e Holanda.

1 Comentário

Deixar Resposta