Londres pode receber Jogos Olímpicos se Tóquio não tiver condições devido ao coronavírus

0
423

Candidato a presidente da Câmara de Londres pelo Partido Conservador, Shaun Bailey afirmou neste domingo que a capital inglesa pode receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 caso Tóquio não tenha condições devido ao surto do coronavírus, que já matou mais de 2.700 pessoas e infetou outras 80 mil. A eleição municipal de Londres será em 7 de Maio.

O epicentro da epidemia é a China, mas o vírus tem-se espalhado de forma rápida pela Ásia e o Japão já é o segundo país do mundo com mais casos da doença.

Na última semana, inclusive, o presidente do Comité Organizador de Tóquio 2020 afirmou que “reza todos os dias” para que o surto do coronavírus termine antes dos Jogos.

“Temos a infraestrutura e a experiência e, se eu for eleito, garantirei para que Londres esteja pronta para sediar novamente a maior festa do desporto”, disse Bailey ao portal City A.M.

Palco dos Jogos Olímpicos em outras três oportunidades, a última delas há oito anos, Londres tem preservado as instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012. O Estádio Olímpico, por exemplo, foi alugado pelo West Ham, disputando lá a Premier League.

Apesar de o Comité Olímpico Internacional ter afirmado que não há necessidade de acionar planos de contingência para cancelar ou transferir os Jogos, têm surgido rumores nas últimas semanas, principalmente após a proibição dos 38 mil atletas populares que estavam inscritos, poderem correr a Maratona de Tóquio.

Em toda a história, os Jogos Olímpicos foram cancelados apenas três vezes: em 1916, devido à Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

Deixar Resposta