A Boston Athletic Association (BAA), que ainda espera realizar uma edição presencial da maratona, disse que oferecerá medalhas até 70 mil atletas que façam a prova virtual, onde quer que estejam.
O BAA realizou uma versão virtual da maratona no ano passado, depois de a pandemia ter forçado o adiamento da habitual prova em Abril para Setembro e seguidamente, cancelar totalmente as corridas presenciais.
Mas então, essa decisão limitou-se a atletas que já se haviam qualificado para correr ou se haviam registado como corredores filantrópicos. Desta vez, as primeiras 70.000 pessoas com 18 anos ou mais que se inscreverem e pagarem uma taxa, poderão ganhar a medalha de finalizador, percorrendo simplesmente a distância clássica onde quer que estejam.
“Pela primeira vez na nossa história, quase todos terão a oportunidade de ganhar uma medalha de finalizador Unicorn”, disse o presidente e CEO da BAA, Tom Grilk, num comunicado.
Grilk disse que a corrida presencial, se for disputada como prevista em 11 de Outubro, terá um número reduzido de participantes para ajudar a manter os atletas e espectadores seguros. Normalmente, a Maratona de Boston é limitada a cerca de 30.000; a BAA não disse quantos poderão estar neste Outono.