A WaterAid, organização não governamental com sede em Londres, anunciou ter nomeado a moçambicana Maria de Lurdes Mutola como sua Embaixadora.
Mutola irá desempenhar um papel fundamental para ajudar a aumentar a visibilidade da WaterAid, ao transmitir mensagens importantes sobre a necessidade de o sector privado, governos e comunidade internacional atribuírem mais recursos para água, saneamento e higiene.
Tal é vital na luta contra o coronavírus e outras doenças nos países africanos onde existe um acesso reduzido à água potável e às instalações sanitárias condignas.
Segundo a WaterAid, 46% da população moçambicana não tem acesso a água potável e apenas 35% tem acesso a instalações sanitárias condignas, sendo as crianças as mais afetadas por estes desafios, com mais de 2.500 mortes anuais.
Mutola tem atualmente 47 anos e sagrou-se nove vezes campeã mundial e olímpica. Queria ser futebolista mas foi a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para o seu país.
Ainda detém o recorde mundial dos 1.000 metros em pista coberta e em pista ao ar livre, o recorde africano dos 1.000 metros ao ar livre, o recorde africano dos 800 metros ao ar livre. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF, atual World Arhletics.
Em 2000, foi eleita para tomar parte na Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, posição que ocupa até hoje.