Maria de Lurdes Mutola nomeada Embaixadora da WaterAid na África Austral

0
151

A WaterAid, organização não governamental com sede em Londres, anunciou ter nomeado a moçambicana Maria de Lurdes Mutola como sua Embaixadora.

Mutola irá desempenhar um papel fundamental para ajudar a aumentar a visibilidade da WaterAid, ao transmitir mensagens importantes sobre a necessidade de o sector privado, governos e comunidade internacional atribuírem mais recursos para água, saneamento e higiene.
Tal é vital na luta contra o coronavírus e outras doenças nos países africanos onde existe um acesso reduzido à água potável e às instalações sanitárias condignas.

Segundo a WaterAid, 46% da população moçambicana não tem acesso a água potável e apenas 35% tem acesso a instalações sanitárias condignas, sendo as crianças as mais afetadas por estes desafios, com mais de 2.500 mortes anuais.

Mutola tem atualmente 47 anos e sagrou-se nove vezes campeã mundial e olímpica. Queria ser futebolista mas foi a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para o seu país.

Ainda detém o recorde mundial dos 1.000 metros em pista coberta e em pista ao ar livre, o recorde africano dos 1.000 metros ao ar livre, o recorde africano dos 800 metros ao ar livre. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF, atual World Arhletics.

Em 2000, foi eleita para tomar parte na Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, posição que ocupa até hoje.

Deixar Resposta