Medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Berlim 1936 é leiloada por 615 mil dólares

0
449

Uma das quatro históricas medalhas conquistadas por Jesse Owens durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, foi vendida em leilão online neste domingo dia 8 por 615 mil dólares.

Jesse Owens, americano e negro, tornou-se um dos maiores nomes da história dos Jogos Olímpicos ao conquistar quatro medalhas de ouro em plena Alemanha nazi, com Adolf Hitler a assistir na tribuna do estádio.

No leilão agora efetuado, foram feitas onze ofertas pela medalha de que não se sabe a que prova pertencia. Owens foi ouro nos 100 e 200 metros, na estafeta 4×100 m e no salto em comprimento.

owens-medalhas-fotoApesar do elevado valor da medalha agora leiloada, ela é significativamente menor do que o registrado na venda de outra das quatro medalhas em 2013. Então, ela foi vendida por 1,4 milhão de dólares. Aliás, a medalha vendida em 2013 é a mais cara da história dos leilões de peças olímpicas.

As medalhas já haviam sido colocadas em leilão em 2017, mas não foram vendidas. Segundo o site “Goldin Auctions”, responsável pelo leilão, a venda da medalha partiu da iniciativa do filho de John Terpak, que era amigo de Owens e recebeu a medalha das suas mãos. John, que lançava o peso, faleceu em 1993.

Alguns museus, incluindo o museu Jesse Owens, no estado americano do Alabama, mostraram interesse em expor a peça através de um empréstimo ou presente, mas ainda não se sabe se isso irá suceder.

 

Deixar Resposta