Meeting de Berlim com atletas de topo mundial e 3.500 espetadores

0
116

Um dos poucos meetings deste ano, o tradicional ISTAF de Berlim, vai ter espetadores nas bancadas no Estádio Olímpico, domingo. Apesar das restrições em curso, 3.500 fãs terão autorização (lotação de 74.244 espetadores) para assistir a uma parada de estrelas que prometem elevada qualidade.

O salto com vara e o lançamento do disco masculinos parecem ser as provas mais prometedoras, já que estarão presentes os suecos Armand Duplantis e Daniel Stahl. A alemã Malaika Mihambo, será a favorita no salto em comprimento, enquanto Christian Taylor, dos Estados Unidos, competirá no salto triplo.

Armand Duplantis tem estado em grande forma. O sueco melhorou a liderança mundial há poucos dias em Lausanne, onde limpou 6,07 m. Ele passou a ser o segundo melhor saltador com vara ao ar livre, atrás do lendário Sergey Bubka (6,14 m). No entanto, Duplantis detém o recorde mundial absoluto com 6,18 m em pista coberta. Entre os seus rivais, estarão o bicampeão mundial Sam Kendricks e o polaco Piotr Lisek. Ambos mostraram boa forma recentemente. Kendricks foi segundo em Lausanne com 6,02 m e Lisek superou 5,90 em Szczecin (Polónia). Quem também estará presente será o atual campeão olímpico, o brasileiro Thiago Braz. Estarão assim em competição quatro atletas com recordes pessoais acima dos seis metros.

O lançamento do disco terá um confronto entre três campeões mundiais, com dois lançadores que já ultrapassaram a marca dos 70 metros nesta temporada. O atual campeão mundial Daniel Stahl é atualmente o atleta dominante nesta especialidade. Ele está invicto este ano e alcançou a liderança mundial com 71,37 m em Sollentuna (Suécia) há um mês, perto do seu recorde nacional de 71,86 m. Para além de Stahl, teremos os dois campeões mundiais anteriores: o lituano Andrius Gudzius, que conquistou a medalha de ouro em 2017 e o polaco Piotr Małachowski, que levou o título em 2015. Maurício Ortega, da Colômbia, também deverá estar presente em Berlim. Ele é o número dois na lista mundial atual com um recorde pessoal pessoal de 70,29 m, que também recorde sul-americano. “Estamos felizes em dar as boas-vindas a esses atletas extraordinários ao ISTAF, onde o lançamento do disco tem um significado especial ”, disse Martin Seeber.

Malaika Mihambo volta mais uma vez ao ISTAF. Foi em Fevereiro que a campeã mundial de salto em comprimento da Alemanha emocionou os espectadores do ISTAF em pista coberta com um salto de 7,07 m. Há um ano, ela também saltou no ISTAF ao ar livre, fazendo 6,99 m. A melhor marca desta época está em 6,93 m.

Ao contrário de Malaika Mihambo, será a primeira vez que Christian Taylor compete no ISTAF. O norte-americano vem dominando nos últimos anos, tendo conquistado  dois títulos olímpicos e quatro títulos mundiais. Taylor estará ansioso em melhorar o melhor salto da época e que é de 17,46 m.

Outra presença muito aguardada é a de Johannes Vetter no dardo, atualmente número um mundial com 97,76 m. “Eu competi três vezes no ISTAF e venci em todas as ocasiões“, disse Johannes Vetter, acrescentando: “Claro que gostaria de continuar esta série.“

Deixar Resposta