Megan Youngren, a primeira transgénero nos trials da maratona nos Estados Unidos

0
540

Megan Youngren vai entrar para a história no próximo 29 de Fevereiro. Nesse dia, ela vai competir nos trials, provas que se realizam nos Estados Unidos para decidir os lugares nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Megan vai participar na maratona, sendo a primeira mulher transgénero que toma parte neste processo de seleção.

Ela nasceu há 29 anos no Alaska. Em 2011, começou o processo para mudar de género através de um tratamento com hormonas e em 2012, declarou-se abertamente transexual. No ano passado, deu por terminada a transição oficial. Trabalha numa pastelaria e começou a correr regularmente para perder peso. Começou depois a participar em maratonas e no passado mês de Dezembro, foi 40ª na Califórnia, conseguindo um lugar para disputar os trials.

“As pessoas dirão: ‘é fácil para ti, és trans’. Mas que dizer das outras 500 mulheres classificadas? Estou segura de que alguma terá uma história exatamente igual. Treinei duro. Tive sorte. Superei lesões, corri muito e funcionou”, disse Megan, que não será efetivamente a primeira transgénero a competir por um lugar nos Jogos Olímpicos em qualquer disciplina.

Em Janeiro, Chris Mosier, que fez o caminho inverso de Megan, de mulher a homem, participou nos trails dos 50 km marcha. E em 2015, tinha-se convertido no primeiro atleta transexual ao fazer parte da equipa nacional norte-americana, no duatlo e triatlo.

 

Deixar Resposta