A federação internacional acaba de publicar a lista de inscritos no Campeonato do Mundo de Meia-Maratona, que se realizará na Polónia (em Gydnia), a 17 de outubro, e será a única competição a nível mundial efetuada este ano. Estão inscritos 157 atletas masculinos e 126 femininos, de 62 países, mas alguns inscreveram mais que os cinco de cada sexo permitidos, pelo que o número final de participantes deverá ser um pouco inferior, não atingindo o total de 274 da edição de 2018, em Valência.
Portugal apresentará quatro atletas masculinos (Samuel Barata, Rui Pinto, Nuno Lopes e Luís Saraiva) e dois femininos (Jéssica Augusto e Sara Moreira), podendo formar equipa nos homens, setor no qual são 26 os países com um mínimo de três atletas (contra 19 no setor feminino).
Como principais figuras, há a salientar os dois primeiros do Mundial de corta-mato de 2019, os ugandeses Joshua Cheptemei, recordista mundial de 5000 m e campeão mundial de 10000 m, que se estreará numa meia-maratona, e o jovem (ainda 19 anos) Jacob Kiplimo. No setor feminino, destaque para a holandesa Sifan Hassan, campeã mundial de 1500 e 10000 metros.