Nascidos para Correr – Associação Desportiva/Mais de 200 atletas em Gaia

0
183

O clube Nascidos para Correr – Associação Desportiva nasceu em 2015 e já tem mais de 200 atletas. José Sousa é o presidente deste clube nascido em Gaia que quer continuar a crescer.

Mora em Gaia desde 5 de Outubro de 2015 mais um clube dedicado apenas ao atletismo. Falamos do Nascidos para Correr – Associação Desportiva. A sua fundação está ligada a um grupo de atletas que se costumavam encontrar num ginásio, de onde partiam para os seus treinos. Quando se pensou no nome a dar ao novo clube, Domingos Presas sugeriu Nascidos para Correr, inspirado no livro com o mesmo nome e que investiga a história de uma tribo lendária, os Tarahumara, onde a doença foi praticamente erradicada e a corrida a pé descalço, é o segredo de uma vida longa.

276 sócios e mais de 200 praticantes

Nascidos para Correr 2José Sousa é o presidente do Nascidos para Correr que tem atualmente 276 sócios que pagam 15 euros de quotas por ano. Tem em funcionamento apenas a Secção de Atletismo com mais de 200 praticantes, entre atletas da formação, seniores e veteranos. Como é que o Nascidos para Correr consegue ser um dos clubes com mais atletas a correrem nas provas populares? Para Domingos Presas, diretor responsável pela Secção, o “segredo deve-se ao acompanhamento nos treinos e apoios financeiros”.

Ainda sem uma sede que já foi prometida pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, as reuniões com os sócios têm sido no Auditório da Junta Freguesia de Santa Marinha e Afurada.

O clube tem participado em provas de estrada, corta-mato e pista, com excelentes resultados a nível individual e coletivo. Tem três treinadores, Emanuel Madureira, Domingos Presas e Roberto Carvalho e mais de 50 maratonistas que têm corrido nas maratonas nacionais e no estrangeiro.

NASCIDOS PARA CORRER – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA

Nascidos Para Correr-logotipoConcelho: Gaia

Ano fundação: 2015

Presidente: José Sousa

Atletas: + 200

Técnicos: 3

 

Mais atletas e melhores resultados

O objetivo para esta época do Nascidos para Correr passa segundo Domingos Presas, pelo “aumento do número de atletas e da sua qualidade, para aumentar as presenças em provas e na conquista de melhores resultados”.

Nascidos para Correr 3Quanto a apoios financeiros, o Nascidos para Correr conta apenas com um apoio aos atletas da formação por parte da Câmara Municipal e do patrocínio da Taberninha do Manel. Mais algumas receitas são conseguidas com a organização da Corrida da Liberdade, disputada em Abril e que teve este ano, cerca de 700 atletas.

 

Apoios aos atletas

Os apoios aos atletas passam pelas inscrições, transportes e equipamentos, de acordo com regras pré-definidas pela Direção, que têm fundamentalmente em conta as marcas e classificações obtidas pelos atletas. Por exemplo nas inscrições, há quem não pague nada (elite) e há quem pague tudo. Mas como o número de atletas costuma ser muito elevado em cada prova, a Direção consegue preços de inscrições a um valor mais acessível.

Nascidos para Correr 5O clube oferece ainda a todos os calções e camisola e nos transportes, há um autocarro pago pela Direção aquando da realização do Campeonato Nacional de Estrada. Os atletas beneficiam ainda de acesso aos treinos diários, treinos específicos nos 10 km, meia maratona e maratona, apoio na inscrição na Federação Portuguesa de Atletismo e descontos até 50% em algumas parcerias.

Deixar Resposta