O campeão olímpico indiano Neeraj Chopra estará de volta à ação em Lausanne, na Diamond League, na próxima sexta-feira, após recuperar da lesão que o tinha afastado dos Jogos da Commonwealth no mês passado.
Neeraj Chopra lesionou-se na virilha durante o Campeonato Mundial de Atletismo, em Oregon, no final de julho. Como resultado, falhou os Jogos da Commonwealth em Birmingham. Desde então, o lançador tem vindo a recuperar na Alemanha. A Federação de Atletismo da Índia (AFI) tinha inicialmente planeado que Neeraj Chopra voltasse à Índia e terminasse a sua época mais cedo para evitar mais riscos de lesões. Mas no domingo, um relatório médico mostrou que Neeraj Chopra tinha feito uma melhoria significativa.
Na terça-feira, Neeraj Chopra confirmou nos meios de comunicação social que estará de volta à acção. “Sentindo-se forte e pronto para sexta-feira”, disse. “Obrigado a todos pelo apoio. Vejo-vos em Lausanne”!
No início da época, Neeraj Chopra ultrapassou por duas vezes o seu próprio recorde pessoal e registou um novo recorde nacional de 89,94m na Diamond League de Estocolmo. O segundo lugar de Chopra em Estocolmo também o manteve na disputa pela grande final da Liga dos Diamantes de seis atletas em Zurique, que se realizará no próximo mês.
O encontro de Lausanne é o último lançamento de dardo da temporada 2022 da Diamond League
Jakub Vadlejch, da República Checa, é o líder do lançamento de dardo da Diamond League com 20 pontos. O alemão Julian Webber é o segundo classificado, com 19 pontos.
Anderson Peters de Granada é o terceiro com 16 pontos, mas é pouco provável que o actual campeão mundial de dardo possa competir em Lausanne, após o acidente que se verificou numa festa no dia 10 de agosto.
Neeraj Chopra é o quarto com sete pontos, obtido em Estocolmo no único evento da Diamond League em que participou.