Ela bateu os recordes de 15.000 m, 10 milhas e uma hora
No dia 1 deste mês, a norte-americana Molly Huddle participou numa prova em pista, ajustada pelo coronavírus, fora da cidade de Boston, em condições de frio e chuva. A atleta correu durante uma hora a distância de 17,930 km (11,14 milhas), superando assim o anterior recorde que pertencia a Nancy Conz desde 1981 com 17,269 km.
Mas Huddle não se ficou pelo recorde da hora. Bateu ainda os recordes nas distâncias de 15.000 m em 50.07,82 e das 10 milhas em 53m50s.
A ideia da tentativa de bater os recordes nacionais partiu do treinador de Huddle, Ray Treacy, depois de ter visto Sifan Hassan e Mo Farah baterem os recordes mundiais da hora feminina e masculina, no meeting de Bruxelas, em 4 de Setembro,
O evento é raramente disputado na pista, e Huddle ansiava por um novo desafio. “Foi bom ter um motivo para correr muito”, disse a atleta.
Após a corrida, Huddle compartilhou seus pensamentos no Instagram num post em que prestou homenagem a Conz, a anterior recordista e que faleceu vítima de cancro. “Tem sido difícil esforçar-me e nada parece suave ou fácil nos últimos meses, mas ter alguns objetivos específicos faz-me sair pela porta e trabalhar mais duro do que faria de outra forma”, escreveu ela. “Lembrando a tenaz Nancy Conz hoje, que detinha os recordes da hora em pista/15 km/10 milhas, entre outras estatísticas, ela era uma pioneira da corrida feminina, grande atleta e lenda da Nova Inglaterra.”