Norte-americano Ridouane Harroufi suspenso oito anos por doping

0
288

A USADA anunciou que Ridouane Harroufi aceitou uma suspensão de oito anos por uma segunda violação da regra antidoping. A primeira violação de Harroufi foi anunciada em 2013, quando recebeu uma suspensão de dois anos pelo uso de EPO. De acordo com o Código Mundial Antidopagem, um período de inelegibilidade de oito anos é a suspensão máxima permitida para uma segunda violação.

“Harroufi foi encontrado duas vezes usando drogas poderosas para melhorar o desempenho”, disse o CEO da USADA, Travis T. Tygart.

Ambos os testes positivos foram considerados uma única violação porque a segunda amostra foi obtida antes de Harroufi ser notificado dos resultados do seu primeiro teste positivo.

A USADA solicitou que as suas amostras recebessem testes adicionais usando uma análise especializada chamada teste de Carbon Isotope Ratio (CIR), que diferencia entre esteroides anabólicos androgénicos (AAS) produzidos naturalmente pelo corpo e agentes anabólicos proibidos, de origem externa.

O período de oito anos de inelegibilidade de Harroufi teve início em 12 de Junho deste ano, data em que a sua suspensão provisória foi imposta. Além disso, Harroufi foi desqualificado de todos os resultados competitivos obtidos a partir de 7 de Março de 2020, incluindo o seu primeiro lugar no Campeonato Nacional USATF 15K 2020, além da perda de quaisquer medalhas, pontos e prémios.

Deixar Resposta