Nova época abre domingo com Europeu de Corta-Mato em vista

0
2089

Com a realização do 29º Corta-Mato Cidade de Amora e a presença dos atletas Tiago Costa e Mariana Machado no Cross Mariano Haro, em Palência, Espanha, abrirá este domingo a nova época, que terá como primeira competição de relevo o Campeonato da Europa de Corta-Mato, a realizar em Tilburg (Holanda), a 9 de dezembro.

Como habitualmente, o Cross de Amora faz parte – juntamente com os de Barcelos (dia 11) e Torres Vedras (dia 18) – das provas de observação com vista à seleção para o Europeu. Para já, no entanto, são escassos os primeiros planos inscritos na prova do próximo domingo: no setor masculino, António Silva (Sporting), vencedor em 2014 e 2015, Nelson Cruz (Clube Pedro Pessoa), que triunfou em 2016, e Emanuel Rolim e Miguel Mascarenhas (ambos do Benfica); no feminino, Sandra Teixeira e Susana Godinho (ambas do Sporting). Recorde-se que, há um ano, triunfaram Rui Pinto e Inês Monteiro.

Para além das três provas nacionais de corta-mato, o Cross da Constituição, em Alcobendas, a 25 de novembro, em Espanha, será decisivo na seleção. De qualquer forma, estão já selecionadas seis atletas seniores (Catarina Ribeiro, Inês Monteiro, Jéssica Augusto, Salomé Rocha, Sara Moreira e Marta Pen) e uma júnior (Mariana Machado) e estão pré-selecionados Dulce Félix, Rui Pinto e Samuel Barata. Prevê-se a presença no Europeu de seis atletas seniores femininos e de quatro em cada um dos restantes escalões (seniores, sub’23 e juniores). Haverá ainda uma equipa mista (dois homens e duas mulheres) para a estafeta 4×1 volta (1,5 km) a realizar no Europeu, a qual será escolhida com base numa prova de 1,5 km incluída no Cross de Torres Vedras.

Deixar Resposta