Nova pista do Estádio Nacional será estreada a 4 de setembro

0
219

A pista principal do Estádio Nacional, que não é utilizada há praticamente 25 anos e acaba de ser recuperada com um novo piso sintético, voltará a receber provas a 4 de setembro, ao fim da tarde, numa iniciativa da Associação de Atletismo de Lisboa. Serão disputadas provas de 100 m, 400 m, 1500 m e 5000 m. A Associação tem prevista ainda a realização dos Regionais de 5000 e 10000 m a 17 de outubro, dia em que se realizarão também os Campeonatos Nacionais de 10000 m para veteranos.

Embora tenha uma nova pista, o Estádio Nacional perdeu as zonas de saltos em altura e vara e não se prevê a realização de lançamentos, o que impedirá o seu aproveitamento para as principais competições.

Recorde-se que o Estádio Nacional já foi palco das principais competições nacionais. Entre 1971 e 1990, recebeu 18 dos 20 Campeonatos de Portugal e os cinco encontros internacionais realizados em Lisboa. Mas o difícil acesso ao Estádio Nacional (em especial, numa altura em que a percentagem da população com carro ainda era diminuta) acabou por estar na origem do afastamento de grande parte dos espetadores que antes enchiam as bancadas centrais dos Estádios de Alvalade e da antiga FNAT (atual 1º de Maio), mesmo com pagamento de bilhetes, incluindo para campeonatos de juniores! Duas décadas depois, quando o centro das principais competições passou a ser a pista do Estádio Universitário, reduzida para 400 metros e com piso sintético para receber o Mundial de Juniores de 1994, as bancadas estavam quase desertas…

Deixar Resposta