O robô humanoide chinês Tiangong Ultra correu nesta terça-feira, os 100 metros em 8,86 nos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides em Pequim, melhorando a marca de 9,39 estabelecida na abertura do evento.
O tempo foi mais rápido em 72 centésimos de segundo do que o recorde mundial de 9,58 estabelecido por Usain Bolt em 2009.
O robô Tiangong Ultra foi desenvolvido pelo Centro de Inovação em Robôs Humanoides de Pequim.
A rápida evolução dos robôs tem sido uma das principais atrações da segunda edição do evento em Pequim, onde mais de 2.000 robôs de 666 equipes competem em 51 modalidades, incluindo futebol, dança e tarefas industriais.
Tiangong venceu os 100 m na primeira edição dos Jogos Mundiais disputados no ano passado com um tempo bem mais lento de 21,50 segundos, meses depois de conquistar a vitória na primeira meia maratona de robôs humanoides do mundo em Pequim, em 2h40m.
Tiangong completou a sua prova em menos de nove segundos ao bater num tapete grosso colocado além da meta, para parar as máquinas. Um pequeno incêndio surgiu no torso do robô após o impacto que o desfez. Na outra meia-final, um robô desmontou-se a meio da corrida.

