O Consumo de Álcool faz mal aos atletas?

0
216

Dos mandamentos da boa saúde, fazem parte o exercício, o sono, a dieta equilibrada e… uma bebida ao final do dia. O consumo moderado de álcool parece fazer realmente bem à saúde.

Mas ele corresponde a uma dose diária para as mulheres e duas doses diárias para os homens. No entanto, os investigadores alertam que mais para além disto, parece aumentar as chances do aparecimento de algumas doenças.

Reduz o risco do surgimento da Diabetes

O Diabetes do Tipo II tem-se tornado cada vez mais comum na população, uma vez que aumenta a taxa de obesidade.

O consumo moderado de álcool parece diminuir os riscos das pessoas desenvolverem Diabetes do Tipo II. Algumas pesquisas sugerem que o consumo moderado de álcool melhora a sensibilidade à insulina de alguns tecidos.

Ou seja, o álcool faz com que o organismo consiga processar a glicose e usá-la como fonte de energia, baixando assim os níveis de glicose sanguíneos. A longo prazo, níveis mais baixos de glicose sanguínea diminuem os riscos de se desenvolver diabetes.

Um outro estudo afirma que a dieta está muito mais relacionada ao surgimento da Diabetes Tipo II do que o consumo moderado de álcool.

Consumo de Álcool e Doenças Cardíacas

O número de estudos que apresenta evidências de que o consumo moderado de álcool diminua as hipóteses de se sofrer de doenças cardiovasculares é cada vez maior. Aqueles que consomem 1/2 bebidas por dia, parecem reduzir em 30/40% as suas hipótees de sofrer um infarto, embora todos os mecanismos para explicar essa ação, não estejam muito claros. Para muitos, o real benefício do álcool está ligada à sua capacidade de aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol mau (LDL) e reduzir alguns fatores que causam o entupimento de algumas artérias.

Álcool e Alzheimer

Uma revisão de 143 estudos feitos com mais de 365.000 participantes, afirmou que o consumo moderado de álcool diminuía até 23%, as hipóteses das pessoas desenvolverem o mal de Alzheimer ou perda de memória. Embora o mecanismo exato da ação do álcool sobre o cérebro não esteja ainda totalmente entendido, existem afirmações de que o álcool (em pequenas doses) teria efeitos anti-inflamatórios sobre o cérebro.

Qual a bebida mais saudável?

Embora se fale muito sobre o assunto, parece não haver grandes diferenças estatísticas entre os benefícios do consumo de bebidas diferentes. Vinho, cerveja e destilados, parecem todos oferecerem algum benefício ao organismo, é claro, se consumidos moderadamente.

Deixar Resposta