O que acontece quando se caminha 30 minutos todos os dias

0
2400

Com apenas 30 minutos diários de caminhada é possível dormir melhor, sentir menos fome, regular a pressão e muito mais

  1. Queima mais calorias

Aliando a caminhada com uma alimentação equilibrada, é possível perder medidas e eliminar uns quilinhos extra. Para ter uma ideia, uma caminhada de 30 minutos gasta, em média, entre 180 a 230 calorias. Imagine então o resultado fazendo uma rápida caminhada todos os dias.

2. O seu apetite fica mais controlado

A caminhada ajuda a libertar tensões e isso ajuda a controlar a ansiedade. A ansiedade é um fator que aumenta a vontade de comer. Portanto, quando estamos em movimento, conseguimos diminuir esse impulso e ter menos fome fora de horas. Outra questão é o gasto calórico da atividade física e a alimentação controlada, que traz a perda de peso. Na maioria dos casos, isso motiva as pessoas a quererem controlar a sua alimentação para melhorar seus resultados.

3. A sua pressão fica regulada

A caminhada diária pode levar ao aumento da capacidade de fornecer oxigénio para os músculos devido ao aumento da frequência cardíaca (FC), fazendo com que mais sangue atenda a sua procura energética. Esse aumento constante da FC estimula o aumento dos vasos sanguíneos. Isso faz com que a pressão arterial esteja sempre controlada ou diminua em pessoas hipertensas, tornando o seu sistema cardiovascular cada vez mais eficiente, ou seja, atendendo cada vez melhor a procura, porém trabalhando menos.

4. Vai ter melhores noites de sono

A caminhada equilibra os níveis de ansiedade, liberta hormónios do bem-estar, como a endorfina, o que pode melhorar a qualidade de sono. Se o seu problema for na hora de dormir, que tal dedicar 30 minutos todos os dias à caminhada?

5. Você pode fazer mais amigos

Mesmo com apenas 30 minutos por dia, sempre surge aquela preguiça de vez em quando. Mas, para não deixar o desânimo pegar, uma ótima forma é ter um grupo de amigos juntos para se incentivarem mutuamente. A caminhada pode ser realizada em grupo, o que torna a sua prática mais motivadora. Ela pode trazer-nos outros tipos de benefícios que não são somente fisiológicos, mas são também de cunho social e psicológico.

6. Sua diabetes tipo I fica controlada

A contração dos músculos durante a caminhada ajuda ao transporte da glicose sanguínea circulante para dentro das células. Essa contração estimula a translocação GLUT-4, uma proteína intracelular, a qual se move até à membrana para captar a glicose na corrente sanguínea. É por meio desse mecanismo que prevenimos e controlamos a diabetes tipo I.

7. Melhora a sua densidade óssea

A contração muscular causada pelo impacto da caminhada também tem outro benefício: Essa contração e a contra resistência do solo faz com que melhoremos o sistema locomotor e assim consequentemente, a nossa densidade óssea também melhora. Por consequência, uma melhor densidade óssea previne a osteopenia e a osteoporose.

Como melhorar o resultado

Claro que a caminhada é excelente para a saúde, mas após algum tempo, os benefícios podem “estacionar”, especialmente a queima calórica. Com certeza que caminhar todos os dias é muito melhor do que ser-se sedentário, mas chega um momento que o corpo precisa de novos estímulos e adaptações para ter mais gasto calórico. A Organização Mundial de Saúde diz que todos os dias com 30 minutos de caminhada, já é possível ter benefícios em relação à saúde e qualidade de vida, mas mesmo assim o ideal é aliar outras atividades que exijam mais de nosso corpo. Exercícios resistidos, variar intensidades como treino intercalado de caminhada com trote já melhora muito mais essas estatísticas.

 

Deixar Resposta