O atletismo é uma das modalidades mais emocionantes e oferece aos atletas de elite prémios monetários substanciais, além de patrocínios e outros apoios.
A Pulse Sports Kenya analisou o que torna os atletas mais ricos no início da época de 2025.
1) Noah Lyles – 7 milhões de dólares
O tricampeão mundial Noah Lyles é inegavelmente um dos maiores sprinters do mundo da sua geração. Ele é uma força dominante no sprint e arrecadou dinheiro com os seus contratos lucrativos com a Adidas, Red Bull e Omega. No início de 2024, Noah Lyles assinou um lucrativo contrato de extensão com a Adidas, que terá sido o mais rico no atletismo desde o acordo de Usain Bolt com a Puma.
Noah Lyles também tem um grande número de seguidores nas redes sociais, o que aumentou muito a sua comercialização. O seu sucesso na pista e personalidade envolvente tornaram-no um dos atletas mais lucrativos da modalidade.
As performances eletrizantes e a presença carismática de Noah Lyles tornaram-no um favorito entre marcas e fãs. O seu sucesso nas pistas e acordos fora das pistas com a Omega, Red Bull e Visa aumentaram significativamente os seus ganhos anuais.
2) Jakob Ingebrigtsen – 5 milhões de dólares
Jakob Ingebrigtsen conseguiu posicionar-se como um dos atletas mais valiosos da modalidade. Até agora, a Nike continua a ser o seu principal patrocinador, oferecendo-lhe um acordo lucrativo que inclui bónus de corrida e royalties de equipamentos de corrida exclusivos. Ingebrigtsen também trabalhou com a Polar, uma marca líder em monitorização de condição física, e várias empresas norueguesas que procuram a associar-se ao seu sucesso.
Ele continua a fazer sucesso dentro e fora das pistas e o seu património líquido estimado continua a aumentar, pois ele continua sendo uma força dominante no atletismo global.
3) Armand Duplantis – 5 milhões de dólares
Armand Duplantis, recordista mundial do salto com vara, não poderia ficar de fora desta lista, graças ao seu trabalho duro que lhe rendeu enormes quantias.
As suas performances eletrizantes, vários recordes mundiais e títulos garantiram-lhe os melhores contratos com a Puma, Red Bull e Omega. A habilidade de Mondo Duplantis de bater recordes consistentemente, manteve-o no centro das atenções e tornou-o uma das estrelas mais bem pagas do atletismo.
A Puma investiu fortemente em Duplantis, garantindo que ele continue a ser um embaixador-chave para a sua divisão de atletismo.
O seu acordo com a Red Bull também aumentou os seus ganhos, fornecendo incentivos financeiros para performances que quebram recordes. Além disso, a Omega, uma marca líder de relógios, contratou-o como embaixador global devido à sua excelência na sua disciplina.
4) Faith Kipyegon – 5 milhões de dólares
Faith Kipyegon tem supostamente um património líquido de cerca de 5 milhões de dólares. A sua principal fonte de riqueza vem das suas competições, patrocínios e investimentos.
A recordista mundial dos 1.500 m tem conseguido ganhar títulos mundiais e olímpicos e também reinar nos meetings da Liga Diamante.
Faith Kipyegon também tem beneficiado de bónus por recordes mundiais, já que conseguiu bater recordes nos 1.500 m, 5.000 m e na milha em 2023.
A sua parceria com a Nike também teve um grande impacto no seu sucesso financeiro. O seu sucesso olímpico e performances recordes, também fizeram com que Kipyegon recebesse prémios do seu governo.
5) Sha’Carri Richardson – 4 milhões de dólares
Em março de 2025, o património líquido de Sha’Carri Richardson era estimado em cerca de 4 milhões de dólares, de acordo com o Celebrity Net Worth.
Richardson está entre as sprinters mais talentosas do mundo e isso rendeu-lhe um lugar entre as grandes. Sha’Carri Richardson tem conseguido capitalizar isso ao máximo.
O seu talento na pista também lhe rendeu prémios monetários lucrativos, conquistando vitórias em Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos e meetings da Liga Diamante. Ela assinou acordos com a Nike, Beats by Dre, Sprite e Mielle Organics, entre outras marcas.
As estrelas do atletismo continuam a elevar a modalidade com as suas performances explosivas e lucram com prémios monetários e acordos de patrocínio. Estas cinco principais estrelas não apenas dominam o atletismo, mas também alavancaram o seu poder de marca para se tornarem alguns dos atletas mais ricos da modalidade.