Os meus treinos durante a pandemia: Por Luís Rasteiro

0
134

Com a pandemia do coronavírus, as corridas foram suspensas, não se sabendo quando poderão recomeçar e em que condições. E como têm passado os atletas estes longos dias? Têm treinado? Muito, pouco ou nada? Em casa ou na rua?

A Revista Atletismo decidiu fazer um pequeno inquérito aos atletas populares que costumam participar nas provas de estrada e/ou montanha.

Vamos publicando diariamente os depoimentos conforme formos recebendo as respostas. O primeiro atleta a responder-nos foi Luís Rasteiro, habitual participante em trails.

1- Idade

2 – Corre há quantos anos

3- Clube

4 – Como tem procedido desde que foi decretado o estado de emergência?

Continuou a treinar normalmente? Reduziu os treinos mas continuou? Parou completamente? Se tem treinado, tem-no feito sozinho ou acompanhado? Treinou à mesma fora de casa ou dentro de casa?

5 – Tem participado nas Corridas Virtuais?

6 – Quando pensa que as provas poderão recomeçar? E em que condições?

Respostas

1 –  Idade: 44 anos

2 – Faço atletismo desde Maio 2013.

3 – Tãlentos Team

4 – Desde que foi decretado o estado de emergência, reduzi os treinos apenas para um a dois por semana, sempre sozinho e no exterior. Procurei preferencialmente sempre zonas onde a probabilidade de encontrar outros corredores fosse reduzida (Serra). Depois das primeiras duas semanas, aumentei para 3 treinos por semana, mas acompanhado por um colega de treino e procurando sempre zonas de baixa densidade populacional. Atualmente,  já voltei a 80% das rotinas de treino,  mas confesso que sem objetivos. Torna-se  difícil manter os mesmos níveis de motivação iguais ao período antes do Covid, já que todas as provas foram anuladas ou remarcadas para Outubro e posterior.

5 -Quanto às corridas virtuais, não tenho opinião, não participo.

6 – Quanto ao futuro das corridas, é difícil de prever enquanto não houver uma vacina para a Covid, pois é muito arriscado concentrar 700, 800 ou mais atletas na partida. Porém, se calhar, será possível  criar vários grupos mais pequenos, com partidas diferidas no tempo! Fica a ideia…

Deixar Resposta