Parceria público-privada quer levar atleta Miguel Ribeiro às grandes competições mundiais

0
220

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Escola Superior de Desporto e Lazer e duas empresas da região uniram-se com o objetivo do atleta Miguel Ribeiro participar nas grandes competições internacionais como os Campeonatos da Europa em 2018 e 2020, o Campeonato Mundial em 2019 e os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Miguel Ribeiro de 30 anos, é natural de Viana do Castelo e corre pelo Olímpico Vianense. Tem vencido muita provas de estrada e em 2016, sagrou-se vice-campeão de Portugal nos 10.000 metros que lhe valeu então, a primeira convocatória à seleção nacional.

Para a Câmara de Viana do Castelo, “o atleta Miguel Ribeiro, pelo perfil técnico e desportivo que tem revelado, poderá, se reunidas melhores condições de trabalho, atingir resultados que lhe permitam uma melhor performance desportiva nas principais competições nacionais e internacionais”.

O acordo, que será avaliado no final de cada época desportiva, reconhece ao atleta “elevadas capacidades físicas, técnicas e psicológicas que se têm traduzido em resultados desportivos relevantes na representação do concelho, o que lhe permite almejar um mais elevado nível de prestação desportiva, a nível europeu e mundial”.

Em 2011, Miguel Ribeiro expressou numa entrevista os seus sonhos: “Gostava de usar a expressão ‘Quero ir…’, mas é aconselhável utilizar ‘Sonho estar…’. Portanto, sonho chegar, participar e desfrutar e, já que sonho, porque não sonhar ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos. Para isso não basta sonhar, é precisar trabalhar bastante… Espero cumprir esse sonho!

Os Campeonatos Europeus e Mundiais também são um objetivo e palcos onde um dia espero poder estar. Competir num estádio cheio com milhares de pessoas a gritarem por ti deve ser deslumbrante, magnifico, emocionante! Quero viver o atletismo ao máximo. Se possível ganhar sempre!

O acordo vai ainda apoiar os planos de treino desportivo de preparação dos atletas Marcos Maio, na disciplina de salto em altura (campeão nacional juvenil e júnior), e Miguel Pereira, da disciplina de barreiras (campeão nacional 60 metros barreiras – juvenis, campeão nacional 110 juniores), ambos do Olímpico Vianense.

 

Deixar Resposta