Pêssego: conheça os seus benefícios

0
209

Com sabor adocicado e casca aveludada, o pêssego é uma fruta rica em vitaminas e antioxidantes, possuindo vários benefícios para a saúde.

Fruta desta época no nosso país, ela é originária da China, sendo ainda cultivado nas regiões do Oriente, Europa e América em geral.

O pêssego é ótima fonte de carbohidrato, especificamente de frutose, o açúcar derivado da fruta, e vitamina C. Também possui substâncias bioativas como polifenóis entres eles o ácido clorogénico, responsável por uma ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. A antocianina, um carotenoide com efeito antioxidante também está presente na sua composição.

Além disso, possui ainda sais minerais, entre eles, o zinco, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e ferro. Fruta suculenta, é constituída por cerca de 90% de água, sendo uma boa opção de consumo em dias mais quentes.

Nove benefícios do consumo do pêssego para a saúde

Além do seu sabor doce que agrada à maioria dos paladares, esta fruta garante ainda muitos benefícios para a saúde, se consumida regularmente. Veja seguidamente algumas destas vantagens:

  1. Auxilia na perda de peso

Por ser um alimento rico em fibras, possui baixo índice glicémico e poucas calorias, ajudando a promover a saciedade, evitando ataques de ansiedade quando a vontade de comer um doce é incontrolável.

  1. Fonte de antioxidantes

Com alto teor de antioxidantes, esta fruta torna-se coadjuvante contra o envelhecimento precoce e no combate à formação de novas células cancerígenas, combatendo os radicais livres presentes em nosso corpo.

  1. Melhora o sistema imunológico

Por ser uma fonte de vitamina C e antioxidantes, esta fruta também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Auxilia na regulação da pressão sanguínea

Devido a presença de fenóis que auxiliam no aumento do HDL, o colesterol bom, o pêssego ajuda a combater a oxidação, além de promover maior fluidez ao sangue pela presença de betacaroteno.

  1. Ótimo para a saúde do coração

Constituído de vitamina K e ferro, elementos importantes para a coagulação do sangue e o impedimento de uma possível anemia, o pêssego conta ainda com luteína e licopeno, substâncias que ajudam no combate de doenças cardiovasculares.

  1. Para dentes mais bonitos

Com altas concentrações de flúor, elemento responsável por evitar cáries, o pêssego pode ajudar a garantir um sorriso mais bonito e saudável.

  1. Promove uma pele e cabelos mais bonitos

Além do zinco que auxilia no combate aos radicais livres e consequentemente ao envelhecimento, o pêssego contém contém vitamina C, outro importante combatente dos radicais livres, e a vitamina A, com ação hidratante.

  1. Combate e ansiedade e depressão

O elemento responsável por este feito é o magnésio, o qual ajuda a prevenir o stresse e a ansiedade, estando presente no pêssego numa proporção de 5 g de magnésio a cada 50 g de pêssego.

  1. Previne a constipação

O pêssego é um ótimo aliado do sistema digestivo e excretor, devido às altas concentrações de fibras na sua casca e evita problemas como constipação e gases.

Receita de pêssego em calda

pessego em caldaExistem muitas receitas que utilizam o pêssego no seu preparo. Aqui vai uma delas.

Ideal para quem deseja uma opção mais saudável do que a industrializada. O pêssego deve ser descascado e cozido, juntamente com uma calda de açúcar e água. O pêssego em calda fica pronto em 15 minutos após a mistura levantar fervura e deve-se manter a tampa da panela sempre aberta.

Contra indicações e alertas sobre o seu consumo

Como indicação de consumo, pode comer três a quatro pêssegos por dia, devendo ser alternado com outras opções com características nutricionais diferentes.

A contraindicação existente é apenas no caso de pessoas alérgicas, onde o seu consumo deve ser suspenso. Por ser uma fruta facilmente perecível, deve ser armazenada em lugares frescos, podendo ser consumida com casca in natura, seca ou ainda processada em calda, esta última opção, porém, tendo um maior teor de açúcar.

Além de ter sabor adocicado que agrada facilmente à maioria dos paladares, adicionar esta fruta na sua rotina alimentar é ideal para garantir todos os benefícios proporcionados pelo seu consumo.

Deixar Resposta